No mundo digital existem diversos conceitos que são usados nas estratégias de marketing ou no branding, o que pode causar uma confusão na hora de entender o que eles significam.
Confira a seguir os principais conceitos:
Branding pessoal X Marketing pessoal – O branding é a gestão e a impressão de uma marca. No branding pessoal, a marca é uma pessoa, na qual tudo que ela faz, compõe uma identidade e gera um sentimento nos outros. Dessa forma, constrói uma reputação. Já o marketing pessoal foca em usar a imagem para promoção pessoal, estratégia bastante utilizada quando associam a imagem de um famoso ou influenciador para vender algum produto.
Marketing de Influência – é uma abordagem de marketing que consiste em praticar ações focadas em indivíduos que exerçam influência ou liderança sobre potenciais compradores. Essas pessoas interferem nas decisões de compra dos clientes a favor de uma determinada marca, o que acontece porque estabeleceram com ela uma relação de confiança legítima.
Transmídia – a palavra vem do inglês “transmedia”, que significa “além da mídia”. A ideia é que o conteúdo sobressaia a mídia escolhida. Esse termo se aplica quando diferentes mídias transmitem diferentes conteúdos para o público, mas a mensagem final é a mesma e se complementa.
Storytelling – conta, desenvolve, e adapta histórias utilizando diversos recursos e estratégias diferentes como personagem, ambiente e conflito para transmitir uma mensagem que se comunique com o emocional do receptor.
Ativação com Marca X Fórmula de Lançamento – a ativação com marca resulta em várias estratégias de marketing para uma ação de interação específica com uma marca em seu canal ou espaço. Já a Fórmula de Lançamento é uma metodologia de marketing e venda baseada na publicação de conteúdo, construção de relacionamento com o público-alvo e vendas, sugerindo a construção de uma relação sólida com a audiência com base na disponibilização de conteúdo relevante.
Funil de Conversão – também conhecido como funil de vendas, representa a jornada do consumidor desde da descoberta até a conversão por uma marca ou produto.
As etapas são compostas por topo (clientes que estão reconhecendo seu problema ou descobrindo uma marca), meio (clientes considerando a ideia/solução) e fundo de funil (clientes decididos a converter).
Você já conhecia esses conceitos?
3 respostas