Blog

SEO: o que é e como usar

Se você é entusiasta no mundo do marketing digital, com certeza já ouviu falar do termo “SEO”, fez uma rápida pesquisa e talvez possa ter ficado com dúvidas de como usá-lo e se realmente ele é necessário para sua estratégia de marketing digital. Spoiler: é sim! E muito! 

Você deu um Google e viu que SEO é a sigla para Search Engine Optimization, mas e aí, o que isso quer dizer? Em tradução livre, significa, otimização para mecanismos de busca. Nada mais é do que um conjunto de práticas e estratégias a fim de melhorar a visibilidade e classificação de um site nos mecanismos de busca como o Google, Bing e Yahoo. 

O objetivo central do SEO é aumentar o tráfego orgânico em sua página, seja ela blog, loja virtual, ou site. Isso significa que usar as técnicas de SEO corretamente, ajudará a gerar tráfego para sua página te colocando no topo do ranking dos buscadores, sem necessariamente precisar pagar por mídia paga, mas não exatamente. 

Porque não? Então, principalmente falando de conteúdos que estão em alta, o navegador, sempre irá optar pelas páginas que já tem maior relevância e autoridade, então pensando que você seja um pequeno empreendedor, ou tenha um negócio novo, pode ser difícil concorrer com essas páginas. Por isso, é importante unir as forças do SEO e dos anúncios pagos. 

Com essa colocação, você deve estar pensando que não vale a pena investir tempo ou dinheiro com SEO, já que ainda assim será necessário investir em anúncios pagos. Mas a questão é que com o tempo, usando as estratégias do SEO, você vai ganhando autoridade e relevância no seu nicho, logo, você, eventualmente, aparecerá no topo do ranking. Lembre-se que uma marca não ganha notoriedade da noite pro dia. 

Mas vamos entender melhor como tudo isso funciona. 

A cada segundo, milhões e milhões de pesquisas são feitas nos buscadores. Pensa aí, só hoje, quantas vezes você “deu um google”? Pois é! No mundo digital, fazemos tantas pesquisas que “dar um google” virou até uma expressão comum no nosso vocabulário. 

E por falar nele, o Google é um dos principais mecanismos de busca, ele busca organizar os conteúdos em um ranking que ofereça as melhores respostas nas primeiras posições. Só pra você entender o quão importante é aparecer no topo é que, pesquisas apontam que os três primeiros links orgânicos (não aqueles que estão sinalizados como anúncio) recebem cerca de 30% dos cliques. 

Outro número expressivo é que apenas 0,9% dos usuários clicam em links na segunda página de resultados. Então, a meta é sempre aparecer na primeira página. 

E para aparecer na primeira página, você deve provar ao Google que você tem a melhor resposta para aquela pesquisa em específico, e por isso, merece aparecer nas primeiras posições da página de resultados, a SERP (Search Engine Results Page). 

Aqui na Abocaboca, usamos as técnicas de SEO em todos os textos de nosso blog, landing pages, entre outros conteúdos, tanto na produção de conteúdo interno, quanto para nossos clientes. 

Importante: não necessariamente quem tem o melhor conteúdo aparece em primeiro, mas sim, quem sabe usar as técnicas de SEO da melhor forma e já tem alguma relevância no seu nicho. 

É aquela premissa do marketing, você pode não ter o melhor produto, mas se você sabe se vender, vai conseguir lucrar! 

Agora, vamos falar de um dos protagonistas dessa história toda, os buscadores. 

Fonte

Entendendo os mistérios de cada buscador.

Mecanismos de busca, ou buscadores, consistem em sistemas que utilizam uma série de algoritmos com o propósito de explorar, catalogar e classificar o conteúdo da internet, a fim de apresentá-lo de forma organizada.

E não, não existe só o Google, temos o Bing, Yahoo!, Baidu, entre outros. O YouTube e Pinterest também podem ser entendidos como sites de busca. Além do TikTok que também  vem ganhando notoriedade como ferramenta de pesquisa. 

No entanto, nosso querido Google tem cerca de 92% do market share entre os buscadores. O maioral né? Todos queremos ser como ele algum dia! 

Voltando às técnicas de SEO, é importante entender que, ao fazer uma pesquisa, os buscadores funcionam em três etapas: 

  1. Rastreamento
  2. Indexação
  3. Ranqueamento

A 3º etapa é a mais importante se tratando de SEO. É importante salientar que as duas etapas anteriores acontecem a todo momento, como se os robôzinhos estivessem trabalhando 24 horas por dia. Mas, a etapa de ranqueamento, acontece a partir da pesquisa do usuário. Ou seja, quando você faz sua pesquisa, o buscador ranqueia as mais relevantes de acordo com o que você está buscando. 

Portanto, a classificação é definida pela melhor correspondência de palavra-chave, mas também leva em consideração outros fatores que compõem o algoritmo, como: autoridade do site, qualidade do conteúdo

Bom, agora que você já entendeu alguns conceitos que devem ser levados em consideração na hora de colocar seu texto de acordo com as técnicas de SEO. Vamos às dicas práticas. 

Dicas práticas e check-list para um texto ideal.

Para você sair craque em SEO deste texto, vamos te ensinar a fazer uma check-list com tudo que deve ter num texto com as estratégias de SEO bem posicionadas. Para isso, vamos dividir em 5 etapas.

  1. Pré-produção: 
  • Brainstorming: pode ser que você já tenha definido temas para o seu texto, mas, caso não tenha, você pode fazer um brainstorming com seu time para entender quais temas do seu nicho podem ser abordados. 
  • Pesquisa de conteúdos relevantes: com os temas que você e seu time bolaram no brainstorming ou o tema que você já tinha pré-definido, chegou a hora de saber se esse conteúdo é relevante para o seu público-alvo e se o tema é bem ranqueado no Google. Para isso você pode abrir o Google Analytics do seu site e ver o que as pessoas estão pesquisando dentro da sua página. 
  • Análise de concorrência: é legal também dar uma olhada no que seus concorrentes estão falando sobre o assunto. E pensar “o que eu posso fazer diferente?” e também “o que eu posso usar de inspiração para o meu conteúdo?” 
  • Definir palavras-chave: com o conteúdo definido, busque por palavras-chave para compor o seu texto, para que ele seja encontrado facilmente. Essa é a alma do SEO. 
  • Busque referências: busque conteúdos que servirão de apoio para a construção do seu conteúdo. 
  • Beber de várias fontes: para trazer um conteúdo de valor para seu lead, colha informações em outros lugares que não a internet, livros e artigos científicos podem ser de grande ajuda para construir um material rico em informações, ou até trazer dicas e metodologias diferentes de seus concorrentes. 

Dica: Para aumentar seu repertório e talvez tentar ser um dos primeiros a falar sobre determinado assunto, procure conteúdos do seu nicho publicados em outros idiomas e use o Google Trends, uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google que te permite explorar e analisar tendências de pesquisa no buscador.

2. Produção 

  • Estrutura do conteúdo: essa é uma parte importante na produção de texto que segue normas de SEO. Nela, basicamente, você vai construir uma coluna vertebral pro seu texto, deve planejar o que será abordado, e em qual ordem deve ser abordado, seguindo a seguinte ordem: 
  1. Título 
  2. Subtítulo 
  3. Introdução 
  4. Corpo do texto 
  5. Conclusão 
  6. Chamada para ação 
  • Escrita: depois de toda pré-produção e estruturação do seu texto feitas, sintetize tudo e parta para a escrita. 
  • Inserção de imagens: um texto sempre fica mais dinâmico com imagens que ilustrem o assunto, portanto, é importante que você as coloque após escrevê-lo. Você pode criá-las ou usar bancos de imagem, fica a seu critério. 
  • Links: se você já tem outros conteúdos publicados, essa é a hora de literalmente linkar com o texto que você está escrevendo, seja para agregar ao conteúdo, ou até gerar tráfego para outros materiais que você tem no seu acervo, como outros artigos do seu blog, ou se for um conteúdo mercadológico inserir links do seu e-commerce, depende do conteúdo que está sendo produzido. 
  • Originalidade e qualidade do conteúdo: para aumentar sua autoridade e manter a confiança que seu público tem em você, não copie conteúdos e tenha certeza de que está passando informações corretas e relevantes. E autoridade é muito importante para você ajudar o SEO a te ajudar. 

3.  Revisão: 

  • Revise informações: veja se colocou todos os links e se as informações estão corretas. Afinal, para aumentar sua autoridade para o SEO, você não pode estar passando informações não factuais. 
  • Revisão gramática e estrutura: cheque se tudo está de acordo com a norma da língua portuguesa, se a estrutura do texto está correta e se não esqueceu de abordar nenhum tópico ou assunto importante. 
  • Teste links: se você inseriu links no texto, certifique-se de que eles estão levando para a página correta. 

4.  Pós-produção: 

  • Insira seu texto na plataforma onde será publicado: aqui vai depender de qual software ou ferramenta você usa. Mas, basicamente, é colar seu texto configurado em SEO na página post. 
  • Ajuste seu URL com a palavras-chave: opte por colocar palavras-chave no seu URL, é mais uma forma de seu texto ser encontrado com facilidade. Além disso, é importante que você o deixe com um URL amigável, nada de uma URL longa, cheia de números e símbolos. Essa é outra forma de garantir o bom ranqueamento do seu post. 
  • Selecione a categoria da postagem: essa é mais uma das estratégias que vai facilitar o seu conteúdo a ser encontrado mais facilmente. 
  • Meta descrição: aqui, fica um pouco mais técnico e específico no SEO, mas relaxa que você consegue. Trata-se de um breve resumo ou descrição do conteúdo da página, que é exibido nos resultados de pesquisa dos mecanismos de busca, logo abaixo do título da página (title tag) e da URL. 
  • Transfira os links: lembra dos links que você separou lá na produção? Então, não esqueça de inseri-los quando transferir o texto para a página post. 

5.  Divulgação: 

  • E-mail marketing: se você tiver uma lista de mailing, não esqueça de divulgar por lá o novo post. 
  • Instagram e outras redes sociais: aproveite suas redes sociais para espalhar a notícia que você fez um novo post. Observe que nós, da ABB, fazemos muito isso! #FicaDica 

E aí, ficou fácil fazer um texto dentro das normas de SEO agora, né? 

Se você gostou deste material, se inscreva na nossa newsletter para receber outros conteúdos incríveis como este! 

Trabalhe conosco

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegação, você concorda com tal monitoramento.