Segundo o CNN Brasil, o Brasil é o terceiro país com o maior mercado de pets no mundo todo e que apresentou um crescimento significativo mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, o que demonstra uma excelente oportunidade para quem empreende no setor de petshop.
Em um ano em que estamos mais conectados do que nunca, a internet é o principal meio para buscar qualquer coisa, inclusive pet shops. Você já pensou no que está fazendo para ser encontrado na internet? E é exatamente aí que entra o marketing digital.
O marketing digital consiste em uma série de ações estratégicas voltadas para fazer com que mais pessoas (dentro do seu público alvo) te encontrem na internet. Mais pessoas que sabem do seu pet shop = mais clientes.
Mas que ações são essas? Por onde começar? Continue lendo esse texto que vamos contar tudo que você precisa saber!
Conheça o seu cliente
Aqui estamos falando dos donos dos animais de estimação, ok? 😀
Se você já tem o seu negócio de pet há algum tempo, já deve identificar a idade dos clientes mais assíduos e um pouco do estilo de vida deles. Essas informações são extremamente importantes para direcionar sua estratégia de marketing digital e, inclusive, traçar um planejamento para atrair novos clientes e fidelizar os que você já possui.
Ou ainda melhor: você pode criar uma persona! Não sabe o que é persona? Clique aqui para saber mais.
Esteja Online
Não tem para onde fugir, afinal, não tem como fazer sua estratégia de marketing digital se você não estiver no meio virtual. Seu pet shop precisa ter um website, um Instagram, além de perfis nas redes sociais que o seu público mais utiliza.
Não esqueça de manter suas informações no Google atualizadas, tá?
Google Meu Negócio
E por falar em atualizações no Google…
Sabe quando você pesquisa um estabelecimento no google a aparece o endereço, indicações etc? Essas informações não aparecem magicamente, é preciso utilizar a ferramenta Google Meu Negócio.
A ferramenta permite criar uma espécie de “perfil” no Google, onde é possível gerenciar sua presença online e, claro, facilitar com que as pessoas te encontrem, já que é possível colocar informações essenciais para que seu negócio seja encontrado e contatado.
Faça postagens com conteúdos interessantes e atrativos
Mas não basta apenas criar a conta e ponto. É preciso atualizar essas redes sociais com postagens frequentes. Mas que tipo de postagens? Informações sobre o serviço oferecido pelo seu pet shop, conteúdos relevantes e úteis para educar o seu público, tirar curiosidades e ensinar coisas que provavelmente eles não saibam.
PS.: pais de pet sempre estão dispostos a aprender uma coisa nova!
Postagens frequentes aumentam o engajamento, criam credibilidade e presença digital, mas nada de postar loucamente, certo? Fazer postagens pelo menos 4x por semana é uma frequência bacana, mas 3 posts por dia é demais.
Sério, isso pode prejudicar seu engajamento.
Quer saber mais sobre isso? Baixe gratuitamente nosso e-book “Seu negócio no Instagram: manual para iniciantes” para mais dicas.
Invista em Impulsionamentos
Sabe os anúncios? Então! Eles são bastante úteis e podem alcançar milhares de pessoas que ainda não conheciam o seu negócio. Ao fazer um anúncio, é possível segmentar o público que você deseja alcançar a partir de dados demográficos, comportamentais e interesses. Depois é só impulsionar no facebook e instagram, por exemplo, e o anúncio vai aparecer para os usuários dessas redes sociais.
Também é por isso que você deve manter o perfil alimentado, para assegurar de que seu perfil é sério e verdadeiro. Afinal, a partir dos anúncios, novas pessoas vão visitar a sua página. Se prepare!
Ufa! Parecem mil etapas, mas garantimos que são ações importantes que vão ajudar a fazer o marketing digital da sua empresa no ramo de pet. Já salva esse texto para lembrar de fazer tudo, e se precisar de ajuda, você sempre pode contar com os Bocudos. 😉