Blog

6 Lições sobre marketing de conteúdo do BBB 21

Mais que um Reality Show, o Big Brother Brasil, desde que começou a incluir famosos e influenciadores, tem dado uma aula de estratégia de marketing de conteúdo, que pode ser muito proveitosa mesmo que não esteja nos seus planos entrar na casa mais vigiada do Brasil.

Em 2020, o BBB passou por algumas mudanças e houve quem criticasse a presença de alguns influenciadores, artistas e outras personalidades populares que protagonizaram o grupo ‘’Camarote’’, porque acreditavam que esses teriam mais vantagem sobre o grupo ‘’Pipoca’’ (composto por pessoas inscritas e desconhecidas).

Mas se tem uma coisa que o BBB 20 nos ensinou, é que número de seguidores e o quanto você é conhecido não significa muita coisa quando você está sendo vigiado 24h por dia, não é à toa que a campeã da edição anterior foi a Thelma Assis, que integrava o grupo Pipoca. E falando em campeã, aqui abrimos alas para a lição número 1:

1 – É importante estar alinhado com as causas que defende

Isso vale para participantes do BBB e para marcas. Isso mesmo, marcas! Já conversamos aqui no blog que as pessoas – principalmente os Millennials e a Geração Z – não compram coisas/produtos, compram ideias, compram a partir daquilo que se identificam.

Fora da casa, participantes como Karol Conká e Lumena Aleluia foram bastante criticadas por demonstrarem posturas dentro da casa não tão condizentes com seus discursos de cunho político e social fora do reality. Num contexto mais empresarial, podemos usar como exemplo o banco digital Nubank, que há um tempo foi bastante criticado quando sua co-fundadora teve uma fala racista em sua participação no Roda Viva, postura contrária do que vemos nas redes. Será que realmente está tudo alinhado? Pense nisso!

2 – A importância de um Planejamento Estratégico de Marketing de Conteúdo

A participação icônica da Manu Gavassi abriu os olhos dos participantes em deixar um material preparado para ser postado nas redes sociais na medida que as coisas vão acontecendo dentro do programa.

Mas não basta apenas deixar uma série de vídeos prontos, é preciso pensar um storytelling atrelado, claro, à visão a ser passada. Criar uma narrativa nas redes sociais fora da casa, alinhado aos posicionamentos dentro do reality, manteve não apenas um favoritismo por Manu Gavassi, como criou uma série de oportunidades pós programa e a colocou de volta nos trending topics.

Na edição atual, isso pode ser bastante notado no perfil do Instagram dos participantes do Camarote, a exemplo do ator e cantor Fiuk que aproveitou o hype e a sua estadia na casa para lançar uma música enquanto ainda estava confinado. Camilla de Lucas, Carla Diaz, Karol Conká e Viih Tube também deixaram materiais prontos para serem postados em suas redes sociais enquanto estiverem no programa.

Além dos brothers, muitas empresas e outros influenciadores também têm aproveitado a alta do programa para produzir conteúdo (não é à toa que estamos escrevendo esse texto :p), seja utilizando os memes, analisando as estratégias ou fazendo uma cobertura não patrocinada do reality.

Você pode saber mais sobre a importância do Planejamento de Marketing clicando aqui.

3 – Tendências podem ser grandes oportunidades

Os brothers que fizeram planejamento estratégico para as redes sociais, como mencionamos acima, usaram e abusaram de tendências como vídeos na ferramenta Reels do Instagram e também do Tiktok, ambos estão bastante em alta no momento. Os vídeos das influenciadoras Camilla de Lucas e Viih Tube acumulam mais de 1 milhão de visualizações.

Mesmo confinadas e sem acesso a redes sociais ou internet, ambas continuam influenciando e alcançando milhares de pessoas. Tudo indica que continuarão sendo grandes nomes do Marketing de Influência quando o programa acabar.

Não sabe o que é Marketing de Influência? Clique aqui.

4 – Fique de olho nos exemplos anteriores e crie oportunidades

Não só a galera do Vip (parte deles já influenciadores digitais) montou uma estratégia para as suas redes sociais, a galera da pipoca também pegou o exemplo da edição anterior e levou com bastante seriedade essa história de presença nas redes.

Um grande exemplo disso, é a participante Juliette. Antes de entrar na casa, a sister deixou uma de suas amigas como responsável por todas as suas redes sociais, o que, com o tempo, demandou o trabalho de uma equipe que hoje conta com mais 15 profissionais, entre eles: social medias, designers, produtores de conteúdo, jornalistas e publicitários.

O branding e o marketing pessoal da sister foi tão assertivo, que ela já ganhou mais de 20 milhões seguidores (e sua conta continua a crescer, tanto no número de seguidores quanto no número de curtidas e comentários), um grande marco que faz da Juliette, a participante com mais seguidores na casa, e mais: a participante do BBB que mais ganhou seguidores sem nem ter ganhando o programa até o momento.

Juliette e sua equipe das redes sociais colocaram em prática muita coisa da edição anterior (que já citamos acima), como: discurso coerente e alinhado as causas que defende e planejamento estratégico de marketing, que conta com um conteúdo humanizado e uma equipe profissional qualificada e presente nas redes sociais mais utilizadas pelos telespectadores do BBB como Instagram, Twitter e Tik Tok.

5 – Não fique em apenas uma rede social

Se você acompanha o programa e segue algum dos participantes, já deve ter percebido que logo que os integrantes do paredão são divulgados, os administradores dos perfis e os fãs clubes já tratam de organizar os mutirões, que são uma mobilização entre os fãs para votar para outro participante ser eliminado e garantir que o seu favorito permaneça na casa.

A grande questão aqui é que a organização e convocação desses mutirões acontece em diferentes redes sociais: Twitter, Instagram, Facebook, Telegram e WhatsApp, tudo isso para alcançar o maior número de pessoas interessadas.

Isso também pode ser uma estratégia para as empresas, não é preciso estar em todas as redes sociais, mas é imprescindível estar onde seu público se encontra.

6 – Parcerias bem feitas e realizadas estrategicamente trazem bons resultados para os dois lados

Desde a edição do ano passado, o Big Brother Brasil teve um aumento no número de marcas interessadas em estreitar estratégias com o reality, a edição de 2021 conta com 8 grandes patrocinadores que adquiriram a cota master: Americanas, Amstel, Avon, C&A, McDonald’s, P&G, PicPay, Seara e mais de 10 outros anunciantes que poderão participar de ações mais pontuais.

As parcerias com as marcas costumam ser bastante efetivas, tanto para o programa, quanto para as marcas. Um exemplo disso foi a festa Méqui no BBB.
A ação, em formato de festa do pijama, foi exibida em tv aberta e em rede nacional pela TV Globo em seus minutos iniciais, em seguida, os telespectadores puderam acompanhar através do canal Multishow e também nas plataformas GloboPlay e Pay-per-view.

A festa contou com meias e pijamas desenvolvidos para a ação, tais que foram utilizados pelos integrantes da casa, além disso, uma estrutura de cozinha foi colocada no lado de fora para que os produtos fossem servidos com a mesma qualidade do restaurante.

Paralelo à festa, o Mcdonald’s lançou a “Méqui BBBox – Festa do Pijama” no aplicativo IFood, que contava com um item especial e sortido que também foi utilizado pelos brothers na festa e divulgadas por influenciadores digitais nas redes sociais.

Ao longo da festa no programa, o Mcdonald ‘s foi um dos assuntos mais comentados no Twitter e demonstrou um aumento bastante considerável de buscas pela rede de fast food no Google. Além disso, o número de buscas aumentou tanto no IFood, que causou instabilidades no aplicativo.

Os resultados financeiros nem precisamos comentar, não é?

Agora que a gente já te contou tudo, é só aproveitar as dicas e colocar a mão na massa. Inspiração é o que não falta! Se precisar daquele help na sua estratégia de conteúdo, você já sabe que pode contar com os Bocudos. 😉

Esse conteúdo foi útil pra você? Deixe um comentário <3

Outros textos legais que podem te ajudar:

Trabalhe conosco

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegação, você concorda com tal monitoramento.