Blog

Os 3 Pilares da Fotografia

Hii Guys,

Tudo certin? Como é meu primeiro texto, deixa eu me apresentar. Me chamo Athos (@soathos rs), sou formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Salvador, e atualmente estudo artes na UFBA. Hoje trabalho como fotógrafo e designer gráfico, mas assumo que o menino dos meus olhos é a fotografia. E como toda paixão, consumir conteúdo sobre ela sempre é mais prazeroso, certo?

E como conteúdo bom, é conteúdo compartilhado, decidi trazer um assunto introdutório para quem tem interesse no universo da fotografia, que são os seus três pilares.
Basicamente são 3 princípios fundamentais que interferem no resultado final de suas fotografias (principalmente nas câmeras fotográficas, porque você tem um controle maior dessas configurações), o ISO, a abertura do diafragma e a velocidade do obturador.

ISO

O ISO está relacionado à sensibilidade da luz. Todos esses três pilares estão ligados à entrada de luz no equipamento. No caso do ISO, recorremos a ele quando o ambiente não fornece muita luz (natural ou artificial) ou quando queremos um resultado mais vintage, tendo em vista que quanto maior o ISO, mais granulada sua foto ficará.

Na primeira foto utilizei o ISO em 100, e na segunda em 1000.

Abertura do Diafragma

O diafragma é responsável por controlar também a entrada de luz na câmera e quanto maior a abertura do diafragma, maior a entrada de luz. Lembrando que quanto menor o número da abertura (ex: f1, f1.8, f11), maior é sua abertura.
A abertura é responsável por aquele efeito bem famosos nas fotos, uma pequena profundidade de campo.

Quanto maior a abertura, mais o interesse principal da foto estará destacado, “desfocando” todo o resto. Aqui embaixo, diferente da foto acima fechei bastante a abertura, percebam a diferença.

Velocidade do Obturador

O obturador é comparado por muitos como uma cortina, ele é responsável pelo controle do tempo de exposição na luz. É com essa função que controlamos se a foto será estática ou borrada. Essa função permite diversos efeitos diferentes no resultado final da sua foto.
Prometo fazer um texto aqui no blog falando dessas inúmeras possibilidades do obturador, então fica ligadin. Utilizei aqui duas velocidades extremas, percebam a diferença.

É equilibrando esses 3 pilares que conseguimos bons resultados fotográficos. E quando digo bom, digo de acordo com seu objetivo, e não a normas gerais do que é uma boa foto.
Afinal, arte é pessoal e é essa a beleza dela.

Pretendo discorrer mais detalhadamente sobre cada pilar. Espero que minha breve explicação tenha servido um tiquin. Mas quero saber de vocês, as dicas ajudaram? Manda pra gente nas redes sociais o resultado de suas fotografias, porque quero ver todas! <3

Trabalhe conosco

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegação, você concorda com tal monitoramento.