Leads são possíveis consumidores do seu produto. De forma sucinta, são pessoas que se interessam por algo que você oferece, uma vez que visitam o seu site de forma espontânea e deixam algum meio de contato voluntariamente.
Gerar leads é transformar visitantes em possíveis compradores. Isso acontece quando seu site online dá a oportunidade do visitante consumir um conteúdo, desde que forneça alguma informação como o e-mail para o seu banco de dados.
Pensando nisso, construímos esse texto que te explica tudo sobre leads, como conseguir esses possíveis clientes e como conquistá-los até virarem compradores do seu produto.
Por que e como gerar leads?
A geração de leads é muito importante. Através dela, você facilita a criação de estratégias para atrair novos consumidores para o seu produto, além de entender mais sobre os seus possíveis clientes, suas dores e preferências. Com isso, é possível mensurar quão relevante seu conteúdo tem sido para o seu público de interesse, criar ofertas de negócio mais assertivas e impulsionar o time de vendas, já que os vendedores recebem o contato de uma pessoa muito inclinada a comprar o seu produto.
Para exemplificar: imagine que você é dono de uma loja de roupas femininas e disponibilizou em seu site um e-book sobre tendências de vestuário para o verão. Uma visitante chamada Maria cadastrou o nome, telefone e e-mail em seu blog para receber essa oferta. Posteriormente, uma estratégia de Email Marketing pode ser destinada para a Maria, que deve receber Newsletters sobre a coleção de verão da sua loja.
Isso demonstra que com a geração de leads é possível destinar recursos do marketing para públicos que possuem algum interesse em seu produto ou serviço, reduzindo custos infrutíferos e técnicas invasivas de propaganda.
Assim como no exemplo, para gerar esses possíveis consumidores, a empresa precisa oferecer algo que interesse o visitante. Esse conteúdo é chamado de oferta e é exatamente o que ensinamos a seguir.
Ofertas para leads
Ofertas são conteúdos interessantes ao leitor do seu blog, que são disponibilizados mediante cadastro do visitante. As ofertas podem ser diretas ou indiretas: ofertas indiretas focam naquele visitante que ainda não considerou comprar o seu produto, seja por desconhecer o próprio problema ou necessidade, seja por desconsiderar que precisa desse recurso. Já as ofertas diretas são destinadas a leads que já consideraram comprar, já consumiram outras ofertas, mas que precisam daquele “empurrãozinho”.
Esses conteúdos devem acompanhar o entendimento do cliente sobre o produto da sua empresa. Isso é, se o lead utilizou uma oferta para entender que tem um problema, o próximo passo é oferecer conteúdos que mostrem soluções, seguido de conteúdos que o convençam a utilizar a solução proposta pela sua empresa.
Confira algumas dicas de ofertas:
- Indiretas: eBooks, webinars, hangouts, kits, templates e outros conteúdos educativos.
- Diretas: Promoções, descontos, avaliações, vendas de produtos e etc.
Lembrando que essas ofertas precisam ser úteis e servir, de fato, para alguma necessidade do seu público visitante, certo? Também necessitam se relacionar com o seu produto e os clientes que você almeja alcançar, afinal, nem todos os leads serão seus clientes, que é o que explicamos agora.
Quem é lead também é cliente?
Os leads são pessoas que se interessaram por algum conteúdo, solução ou produto do seu site, mas ainda não se tornaram consumidoras da sua empresa. Quando esse lead compra algum recurso oferecido pelo seu negócio é que ele passa a ser o seu cliente, o que chamamos de “conversão”.
Ainda assim, nem todos os leads se tornarão clientes. Isso acontece porque nem todas as pessoas que se interessam inicialmente pela sua oferta fazem parte do perfil ideal de cliente que sua empresa busca, seja por sua solução não alcançar a necessidade daquela pessoa, seja por localização, custo do serviço ou outras questões.
Para exemplificar, lembre-se da loja de roupas que citamos anteriormente. Agora imagine que você também possui uma sede física. Alguns clientes entram na sua loja, dão uma olhada, provam e mesmo mostrando todo esse interesse, nem sempre compram. No entanto, com certeza esses clientes possuem um nível de interesse muito maior do que os que viram a vitrine e sequer entraram na loja.
Porém, outros leads são qualificados para a proposta da sua empresa e precisam de estratégias que os transformem em clientes fiéis.
Como transformar um lead em cliente
Bom, até aqui, você já aprendeu como conquistar leads e como nutri-los, mas como esses podem virar clientes?
O primeiro passo é criar um acordo de nível de serviço entre a equipe de marketing e vendas. Esse acordo conhecido como SLA (Service Level Agreement) deve alinhar os dois setores para definir quais atitudes demonstram que um lead está ficando mais próximo de comprar o seu produto. Depois dessa definição, deve-se monitorar o avanço do seu lead pelos seus conteúdos. Conforme ele se mostra mais receptivo ao seu produto, você pode considerar que ele está ganhando pontos e avançando na sua jornada de compra.
Os leads podem ser divididos conforme os pontos que eles possuem: leads com maiores pontuações estão prontos para serem recepcionados pelo setor de vendas, os com pontuação média precisam ser trabalhados com ofertas diretas e por fim, possíveis clientes com baixa pontuação devem ser nutridos com mais ofertas.
Para isso, é necessário criar e oferecer conteúdo constante. Busque novas ideias de ofertas e produza com qualidade e frequência. Ofereça esse conteúdo para o seu lead através de e-mail marketing ou outro meio de comunicação que ele tenha oferecido.
Caso esse trabalho de conversão de leads esteja sendo muito árduo, pense sobre a possibilidade de contratar profissionais do marketing digital. Afinal, com bons profissionais de marketing é possível planejar e executar a geração de leads de forma mais assertiva, gerando maior volume de vendas.
Manda um alô pra gente!
3 respostas