A vivência e os aprendizados foram fazendo crescer esse espírito e não acredito que haja uma fórmula certa a seguir, mas existem alguns pontos valiosos que podem ajudar um jovem que está começando ou pretendendo começar um negócio.
– Pesquise:
Buscar referências, entender como funcionam as coisas em seu segmento, como acontece para outras empresas, o que deve ser aplicado em trâmites legais etc é muito importante. Começar do zero não quer dizer começar sem saber nada.
– Planeje:
Ter uma ideia na cabeça e pesquisar o que é preciso para colocá-la em prática é importante, mas não é interessante começar sem um planejamento, ainda que básico. Trace metas para seu negócio, defina o corpo de equipe inicial, fluxo de trabalho, pense num público e como quer chegar até ele. Tudo isso é importante para a construção do seu projeto.
– Crie laços:
Seja de pessoas que você quer prospectar, seja para criar parcerias, é muito importante fazer-se conhecido, dialogar e trocar informações. Uma ideia em uma cabeça pode ir longe, mas em muitas, pode ir muito mais! Portanto, faça crescer essa lista de contatos, faça networking, saia por aí.
– Pratique:
Pode não ser uma verdade absoluta, mas com certeza muita gente concorda que para entender se o seu negócio pode dar certo é preciso testar. Vá para rua. É através dos feedbacks que obtidos do seu produto ou serviço, esteja ele tendo saída ou não, que você consegue compreender se está no caminho certo.
– Avalie:
Faça avaliações constantes. Tudo que colocar em prática, a partir de algum planejamento, busque avaliar o retorno. Veja o que deu certo e pode continuar e o que não deu e você deve repensar. Ouça as pessoas que estão tendo contato com seu negócio, capte novidades do mercado e aplique aquilo que pode ser útil para você. Você pode estar começando agora ou não, fazer avaliações constantes são fundamentais para escupir o seu sucesso.
Aplicamos todas as dicas acima, não de maneira cronológica, as coisas aconteceram meio que paralelamente. Na verdade, alguns dos passos nunca pararam de acontecer, buscamos manter todas as lâmpadas acessas! Aliás, a dica mais valiosa que posso dar para um jovem empreendedor é: pense sempre a frente, tenha coragem e determinação para enfrentar vitórias e derrotas que o processo certamente irá proporcionar.
Quando se acredita naquilo que vende, o maior passo já foi dado.