A edição de 2020 do Big Brother Brasil obteve uma das maiores audiências durante os vinte anos do reality show e também foi marcada por muitas parcerias com marcas e patrocinadores para que fizessem ações durante o programa.
Outro aspecto inovador foi a presença de convidados, participantes já conhecidos pelo público, que aceitaram participar do programa: influenciadores digitais, cantoras, surfista, ator, entre outros.
Dentre as sisters convidadas temos Manu Gavassi, cantora, atriz, dubladora e roteirista e também a Influenciadora de beleza Bianca Andrade, conhecida por Boca Rosa, empresária que possui sua própria marca de maquiagem e produtos capilares.
O que essas duas têm em comum? O planejamento de marketing que elaboraram para suas redes sociais em paralelo com os eventos do confinamento.
Mas afinal, quais foram as táticas planejadas pelas duas?
Manu Gavassi apostou em novos episódios da sua websérie “Garota Errada” respondendo perguntas como quem é ela, por que ela foi para o BBB, na qual brincava que era um retiro espiritual, o que ela esperava da edição e claro, também deixou conteúdo para todas as circunstâncias do programa: paredão, liderança, anjo etc.
Além disso, também fez vídeos com outras temáticas, que conseguiram casar com o momento exato que estava vivendo no confinamento como futebol, feminismo e seu crescimento pessoal.
O que também ficou alinhado aqui fora e lá dentro foram suas roupas. A cada semana, Manu usava peças conforme as cores já pré estabelecidas nos vídeos e fotos criados aqui fora. Assim, o seu feed do Instagram tinha uma cor definida e seus looks na casa acompanhavam isso.
Todo o conteúdo foi produzido de forma cronológica e fortemente trabalhado no storytelling e na fórmula de lançamento.
Os episódios da série eram uma preparação para o lançamento na segunda semana de programa do seu vídeo clipe da música “áudio de desculpas”, que compõe o seu último EP.
As postagens feitas em suas mídias reafirmaram quem ela é, eram coerentes com quem ela estava sendo no programa e com isso, a narrativa construída atingiu tanto topo como fundo do funil: pessoas que conhecem a Manu e podem rir de piadas internas e pessoas que nunca ouviram falar dela.
Já o meio de funil serviu para construir e qualificar a audiência até que estivessem preparados para “comprar” sua música, que em 24 horas atingiu mais de 1 milhão de visualizações e atualmente já ultrapassa 5 milhões.
Com todas essas ações, Manoela reforçou seu branding pessoal não só como cantora, mas como influenciadora devido ao seu poder de repercussão, algo que usou/citou dentro do reality era quase que instantaneamente buscando na internet pelos telespectadores, como a palavra Sororidade.
Quem aproveitou foram as marcas que já tem um fit com a cantora, para realizar parcerias e utilizar de sua influência para promoção de seus produtos.
Bianca Andrade (Boca Rosa) decidiu aproveitar a oportunidade de aparecer em rede nacional para divulgar sua linha de maquiagem dentro e fora do BBB, e como a mesma afirmava, mostrar quem ela realmente era por trás dos seus negócios. O grande lançamento ocorreu enquanto ela estava confinada, pois, no dia da estreia e a cada domingo, sua equipe publicou fotos com marcações das grifes parceiras de Bianca, alavancando as vendas das empresas e popularizando seus looks.
Na noite da formação do paredão, ela realizava a mesma maquiagem e usava o mesmo look que estavam nas fotos, cuidadosamente planejados e decorados antes de sua entrada na casa. Além disso, durante a semana era postado em seu Instagram tutoriais de maquiagem e penteados, para que as pessoas também pudessem aprender a usar seus produtos em diversos tipos de make.
Contudo, o que realmente impressionou os telespectadores e virou assunto na internet foi a durabilidade da Boca Rosa Beauty na Bianca, que nas festas dançava, brigava, chorava, mas a maquiagem seguia intacta. Nesse caso, o consumidor a vê utilizando um produto no BBB e pode descobrir qual é e até comprá-lo no mesmo momento, acessando o Instagram, tática conhecida como transmídia.
Na categoria, marketing de influência, o objetivo foi alcançado com sucesso. A Payot, parceira das marcas “Boca Rosa Beauty” e “Boca Rosa Hair”, assim que as vendas subiram após as demonstrações que aconteceram no reality, anunciou que não irão desfazer o contrato e posteriormente com a saída dela do programa, foi anunciado que as vendas foram de 3 vezes maiores após sua entrada no Big Brother Brasil.
Já no marketing pessoal, o resultado não foi um dos melhores, já que Bianca foi a 5ª eliminada do programa devido as suas atitudes no jogo. Nem os 8 milhões de seguidores, nem uma equipe preparada e com ótima verba e ferramentas conseguiram salvar ela do paredão.
Uma das atitudes decisivas para a saída de Bianca e perda de quase 1 milhão de seguidores no Instagram foi uma fala contraditória com o personal branding que ela utilizava e que inclusive já tinha ganhado premiações na categoria, quando desdenhou da tag #GirlPower, expressão utilizada para falar do empoderamento feminino.
Apesar da boa estratégia profissional, sua imagem ficou um pouco afetada após esse e outros episódios, mas posteriormente conseguiu melhorá-la e seguir sua carreira sem muitas complicações.
Deve ter sido muita planilha para organizar essas ideias, né? Foi muito investimento em conteúdo e muito trabalho em projetos que poderiam ter fim na primeira semana. Elas demonstraram que é possível executar um planejamento de marketing e que os benefícios podem ser diversos.
Comenta com a gente aqui embaixo ou em um dos nossos perfis, se você gostou das estratégias delas! Ah, e se você ainda não conhece alguns conceitos citados no texto, em nosso perfil do Instagram e Facebook (@abocabocacom), temos um post para te ajudar!