Blog

Full Journey: o que é a nova jornada do consumidor?

A Nova jornada do consumidor

Full Journey é um termo usado para se referir a nova jornada do consumidor. O fluxo que as pessoas seguem durante uma compra sofreu inúmeras mudanças devido às possibilidades das plataformas digitais como o Instagram, o Facebook, o Twitter e o Youtube. 

As pessoas não compram mais por simples lealdade à marca, elas gostam de pesquisar nos diversos canais, visitar os sites e redes das lojas e acompanhar as avaliações de outros compradores. 

Por isso, vamos te ajudar a entender as etapas da nova jornada do consumidor e dar ideias de estratégias para cada uma delas. Começando com o gráfico abaixo, criado pelo Google, que ilustra melhor como funciona a dinâmica na nova jornada do consumidor.

Nova jornada do consumidor
reprodução: Thinking with Google

O fluxo do gráfico nos diz que os usuários estão expostos a infinitos conteúdos em diversas plataformas digitais e também fisicamente. Geralmente, um gatilho, que pode ser desde um anúncio a uma necessidade urgente, leva esse usuário a explorar as redes em busca do que precisa, é nesse momento que as pessoas visitam diferentes empresas e olham os conteúdos publicados.

Enfim, a exploração leva o possível cliente a avaliar as qualidades e características dos produtos ou serviços que busca. Nessa etapa, o feedback de outros clientes é muito relevante. Na reta final, toda essa dinâmica é o que leva o cliente a concluir a compra e cada parte do processo faz parte da sua experiência na nova jornada do consumidor.

Quais as etapas da nova jornada do consumidor?

A nova jornada do consumidor se baseia em 5 ações: 

  1. atenção às interações
  2. as categorias impõem jornadas diferentes
  3. os usuários navegam à sua maneira
  4. as necessidades mudam
  5. oportunidades de gerar demanda surgem a cada momento.

Para te ajudar a entender melhor, vamos apresentar os princípios do Full Journey e como você pode se envolver com o consumidor em cada um deles.

Dicas para a nova jornada do consumidor

Aproveite a oportunidade de se apresentar enquanto a pessoa explora 

Nesse ponto é importante se lembrar que não basta se empenhar apenas em iniciar e finalizar a compra. Na nova jornada do consumidor, a sua interação com as pessoas altera a forma como elas se relacionam com você. 

Para esse fim, você pode aproveitar quando o público pesquisa perguntas sobre a marca e os produtos como: “onde fica a loja”, “como funciona o produto”, etc, para criar conteúdos mais interativos e fortalecer sua relação com o (futuro) cliente.

Aqui valem vídeos demonstrando o uso do produto ou a utilidade do serviço, valem posts nas redes sociais com detalhes sobre atendimento e encomendas e também vídeos contando a história e o propósito da empresa.

Não subestime as categorias

Uma função importante e muito utilizada pelos consumidores são as categorias de busca que agrupam os produtos. Segundo o Thinking With Google, entre 2020 e 2022, a procura por meio dos atributos qualificadores dos produtos e serviços cresceu 26%. 

Por isso, você não pode deixar de categorizar seus produtos. Como já mencionamos, a nova jornada do consumidor ocorre em todas as plataformas digitais, então se você tem um site crie categorias para agrupar seus produtos de maneira mais específica, por preço, tamanho ou tipo, por exemplo. 

Nas redes sociais essa categorização é mais difícil, mas uma boa solução para incluir seu negócio em um nicho, são as hashtags.

Diversifique suas estratégias e canais

No marketing digital nada acontece de forma linear. As pessoas têm muitas redes e plataformas para acessarem a qualquer hora, dessa forma, na nova jornada do consumidor você precisa não apenas marcar presença, mas montar estratégias de posicionamento e conteúdo para todos os meios.

Por exemplo, de acordo com o Thinking With Google, para 58% dos brasileiros, o próprio Google é o ponto de partida para a nova jornada do consumidor, então criar um Google Meu Negócio com informações completas sobre sua empresa, como fotos, telefone, detalhes do serviço e endereço faz diferença na hora da escolha.

Outra estratégia extremamente útil na nova jornada do consumidor são os anúncios. A partir de um investimento em plataformas como o Google ADS e o Facebook ADS, você pode promover seus conteúdos nas redes sociais e anunciar em páginas da internet para possíveis clientes que estejam dentro do seu público alvo. Isso aumenta as chances do consumidor conhecer e se interessar pelo seu trabalho.

Além disso, o SEO também é uma forma de otimizar seu site e ter mais chances de aparecer entre as pesquisas no Google. Basicamente, você precisa utilizar palavras chaves específicas ao longo do seu conteúdo, organizar o texto para facilitar a leitura e legibilidade, entre outras pequenas ações que ajudam no SEO. 

Leia mais:

7 coisas que você precisa saber sobre Google ADS 

Trafégo pago: o que é e quais estratégias usar

Mantenha as ações estratégicas durante todo o ano

Sabemos que as datas sazonais e comemorativas são ótimas oportunidades para realizar ações e aumentar as vendas. Mas você não pode restringir suas estratégias a esses momentos. As pessoas têm necessidades durante todo o ano e a nova jornada do consumidor segue valendo.

Combinado com o tópico anterior, se você consegue se fazer presente na nova jornada do consumidor, tem mais chances de concluir uma venda quando as pessoas tem uma urgência, por exemplo, e seus produtos se apresentam como uma opção mais vantajosa.

Mas para isso, é importante seguir sempre trabalhando a autoridade digital da sua marca, por meio de um storytelling bem desenvolvido, campanhas para fortalecer as características dos produtos, marketing de influência com micro influenciadores relevantes no seu nicho e outras ações para movimentar seu público na nova jornada do consumidor.

Veja mais:

O que é Storytelling e como aplicar

Autoridade no digital: o que é e como gerar?

Marketing de Influência: Guia completo com tudo que você precisa saber

O funil de vendas não existe mais?

O funil de vendas é amplamente usado no marketing digital, mas apenas ele não dá conta da complexidade do comportamento dos leads como no Full Journey. Sendo assim, você precisa se preparar para lidar com uma nova jornada do consumidor mais intencional e não linear.

Esteja com seu cliente e conte com ajuda extra

Por último, mas não menos importante, temos duas super dicas. A primeira é que ninguém vai conhecer seu público melhor que você; por isso, é importante que você tente se inserir na rotina dos seus consumidores. Cada momento pede uma nova solução e, ao acompanhá-la, você pode perceber quais são essas demandas e moldar seus serviços às necessidades das pessoas.

Dito isto, a segunda super dica é: não precisa fazer tudo isso sozinho(a). Conte com a ajuda de profissionais que trabalham de forma estratégica para aprimorar todos esses pontos da nova jornada do consumidor no seu negócio. Os Bocudos estão aqui com muitos conteúdos e serviços de planejamento, criação e gestão de redes para te ajudar.

Outros temas que podem te interessar:

Como criar conexão com o público alvo?

Estratégias de marketing digital no futuro: saiba quais aplicar

Como convencer um consumidor a se tornar um cliente?

Trabalhe conosco

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegação, você concorda com tal monitoramento.