Blog

Landing pages: o que são e para que servem.

Se você se interessa por marketing digital, com certeza já ouviu falar em landing pages. Elas são páginas projetadas especificamente para uma única finalidade: converter visitantes em leads ou clientes, pensadas para garantir conversões em diversos tipos de materiais, como webinars, ebooks, templates e etc, além de serem ótimas para alcançar uma boa presença digital. 

Apesar de serem muito úteis para estratégias de marketing digital, sabemos que ainda existem muitas dúvidas de como fazê-las, então, este post vai ser de grande ajuda. Aqui vamos te guiar no mundo das landing pages e, com certeza, você vai sair inspirado para adotá-las nas suas estratégias de marketing. 

Só rolar o texto e coletar todas as dicas maravilhosas que vamos dar aqui! 

Mas, afinal, o que são landing pages?

As landing pages são páginas cuidadosamente projetadas com um único propósito, convencer o visitante a realizar uma ação específica. Essa ação pode ser baixar um material, realizar uma compra, se inscrever em uma newsletter, resumindo, qualquer ação que gere uma conversão para o dono da página. Não sabe o que é conversão? Vamos explicar melhor! 

Conversão é um termo que se refere a uma relação de troca, por exemplo, se você realiza a ação proposta pela landing page, você deixa seus dados (que são valiosos para empresas) e recebe algo que você quer, pode ser um desconto, ou um material explicativo gratuito. Tem basicamente a mesma proposta das landing pages, mas a conversão é um termo que se refere à métrica, ou seja, mensurar o sucesso da ação, enquanto as landing pages são o instrumento. A conversão é gerada após o leitor inserir seus dados, como nome, email, telefone, em um formulário. 

E por quê é importante que você tenha os dados do leitor? Porque eles são sinônimo de que há uma relação sendo construída ali. Significa que o leitor tem interesse naquele negócio, e isso o faz sair da posição de um simples seguidor nas redes sociais para um lead. Os dados são utilizados para ter uma comunicação mais direta com o lead, sendo mais fácil enviar informações relevantes e fazer com que o lead vá subindo de nível no funil de vendas, este processo é chamado de nutrição de leads. Outra ponto interessante sobre possuir os dados do seu cliente, é que as informações relevantes que citamos anteriormente, podem ser mais personalizadas e segmentadas, e isso é ótimo se você tem um mix de produto que atende diferentes públicos. Além do mais, em alguns formulários, você pode colocar perguntas, e não apenas solicitar contatos, podendo requisitar feedbacks para realizar análises e melhorias internas. 

É muito importante que você entenda que uma landing page nada tem a ver com um site institucional, aquele que é usado para apresentar a identidade da empresa, pois elas acabam tendo apenas uma única função, que é garantir a conversão sobre a oferta proposta. Mais nada. 

Não entendeu o porquê? Então, pensa, você está propondo uma ação, vamos usar como exemplo que você está dando de graça um módulo do seu novo curso recém lançado. Então, você investiu num anúncio mas o link leva o leitor, para o seu site, e neste site têm várias abas, digamos que uma das abas seja “Sobre mim” ou algo do tipo, o leitor pode vir a pensar que não te conhece e vai dar uma olhada antes de baixar o material e se durante a leitura do “sobre mim” ele esquece? Ou aparece uma notificação no celular que acaba o tirando do site? Percebe que qualquer coisa pode desviar o foco da ação? O papel das landing pages é mitigar essas distrações para o leitor realizar a ação que você precisa que ele realize naquele momento. 

Elas são super importantes e podem ser suas melhores amigas para o alcance de vários objetivos dentro da sua estratégia de marketing, como aquisição de leads, aumento de vendas, engajamento dos usuários. 

Ao longo do texto, vamos explorar o mundo de landing pages e te orientar a fazer a sua, entendendo qual tipo é melhor para sua estratégia de marketing digital! 

Então, quais são as características de landing pages perfeitas? 

Nessa seção, vamos entender quais são os elementos essenciais que caracterizam as landing pages, ou LP pros íntimos. 

TÍTULO 

É importante que sua landing page tenha um título, pois resume pro lead qual a intenção da página e do que se trata, ele deve resumir muito bem o que está sendo oferecido e sobretudo, deve chamar a atenção para sua oferta. 

E a primeira dica é: Antes de qualquer coisa, tenha o objetivo almejado muito claro na sua cabeça, para que você consiga passar para o seu cliente. Pensa no que você quer alcançar, e depois a melhor estratégia para alcançá-lo. Meio que como tudo no marketing, né? 

SUBTÍTULO 

Como o subtítulo em qualquer situação, nas landing pages não é diferente, o subtítulo deve complementar o título, e nele você pode frisar os benefícios da sua oferta e explicar melhor do que se trata. 

Se quiser, você pode se alongar mais um pouco, ser mais específico ou menos, depende da particularidade de cada proposta. 

CORPO DO TEXTO 

Para os textos da landing page, busque ser objetivo, uma boa ideia é colocar um texto em tópicos, claro, se fizer sentido para você. 

Seja breve e busque deixar o leitor animado com o que você está oferecendo. É a hora de você apelar e falar tudo que a proposta pode fazer pela pessoa. Todos os benefícios, palavras-chave, etc. Deixe claro qual problema está sendo resolvido ali, tá bom? 

Ah, e se você tem conhecimento de SEO, tá na hora de colocar essas técnicas pra jogo, assim você facilita que encontrem sua landing page organicamente. Amou? 

IMAGENS 

E é claro que sua landing page não vai ter só texto né, afinal, ela precisa ser dinâmica e muito atrativa. 

Coloque um design bem bonito que combine com seu branding, você pode usar ilustrações, ícones, vídeos, fotos. Desde que sejam pertinentes ao tema da sua landing page, ok? 

Branding e Marketing: conceito, diferenças e exemplos

E por falar em branding, se mantenha fiel a ele na construção da sua landing page, desde o tom de voz até os atrativos visuais. Você deve prestar atenção ainda mais nisso se a sua proposta estiver no fundo do funil, ou seja, decisória para seu cliente efetuar uma compra, afinal entende-se que ele já é familiarizado com a sua marca.

BOTÃO DE CALL TO ACTION  

Agora chegou a hora de você, de fato, captar a conversão que você almeja. Call to action quer dizer chamada para ação, em tradução livre, então, o botão de CTA, nada mais é do que uma chamada para que seu lead realize a ação proposta pela landing page. 

Para ele ser o mais efetivo possível, uma dica é, busque colocá-lo numa cor que se destaque perante as outras e use palavras no imperativo, como:: baixe, assine, inscreva-se, etc.

Além disso, esse botão pode ser colocado em vários momentos ao longo da página. Pensa que se você conseguiu convencer o leitor a realizar a ação no início da leitura da página, o botão posicionado logo abaixo, ele será levado pela emoção e irá aceitar a oferta já! 

FORMULÁRIO 

E por fim, o formulário. É nele que a mágica da conversão acontece, afinal, ele será preenchido com os dados do seu lead, para que você consiga seguir com ele no funil de vendas. 

Agora, fique atento (muito atento!): seu formulário deve estar adequado às regras da Lei Geral de Proteção de Dados. Então vale dar uma lida no assunto antes de fazer sua landing page! 

Leia mais sobre LGPD.

Sobre as informações que você deve solicitar, responda a pergunta: 

Em que nível do funil está direcionada essa estratégia? 

E então siga essa regrinha: 

Topo de funil: peça menos informações. Geralmente, só o nome e um contato (e-mail ou WhatsApp) já é o suficiente. 

Fundo de funil: você pode pedir mais informações e aproveitar para conhecer melhor o seu lead. Mas sem exageros, combinado? 

E outra dica é, quanto melhor a oferta, mais dados você pode pedir, pois assim é mais provável que o lead aceite responder um formulário maior. 

Show! Agora que você já sabe tudo que deve ter na sua landing page, vamos entender cada tipo! 

Tipos de landing pages.

Vamos conceituar os tipos mais comuns e aprender a usá-los de acordo com cada estratégia. 

LANDING PAGE DE APRESENTAÇÃO

Essas landing pages também são conhecidas como landing pages “em breve”. Afinal, nunca é cedo demais para começar a divulgar o seu próximo lançamento. 

Nela você pode adicionar a data de lançamento ou uma contagem regressiva para que as pessoas saibam quando voltar a procurar pela sua página, ou quem sabe até começar a se planejar para adquirir este lançamento, seja ele um produto ou serviço.  

No formulário, você pode solicitar o e-mail ou telefone do visitante para que você possa entrar em contato futuramente quando você de fato lançar o produto ou serviço. 

Lembrando de seguir a regrinha do funil, se for um produto de entrada da sua marca, basta um contato, já se for um produto de ticket mais alto, aproveite para pedir mais informações do seu lead, isso pode te ajudar em lançamentos futuros. Legal, né? 

LANDING PAGE DE CONTEÚDO 

As landing pages de conteúdo talvez sejam as mais comuns. Quem nunca baixou aquele e-book gratuito de um criador de conteúdo que atire a primeira pedra! 

Elas são o basicão das landing pages, você dá algo em troca do contato com seu lead, portanto, aqui é importante que você tenha um material rico de qualidade, bem projetado, pois, caso não seja, você pode acabar enfraquecendo a relação que você tem com o lead e ele acabar se desinteressando pela sua marca. 

Então, capricha hein? (Igual a nós aqui na Abocaboca! Hahahaha) 

LANDING PAGE DE VENDAS 

Opa, chegamos no suprassumo da conversão, o que todo mundo quer fazer: vender! 

Bom, as landing pages de vendas estão sempre no fundo do funil. Entende-se que o cliente já tem uma relação com a sua marca, então aqui estamos falando de leads prestes a virarem clientes, então, pensa bem como deixar essa página bem bacana, para: 

  1. Não perder a venda. 
  2. Manter aquele cliente na casa. 

Essas landing pages são ótimas para promover produtos/serviços recém lançados, que estão com grande descontos ou produtos/serviços sazonais. Preste atenção para fazer uma descrição chamativa e atraente do que está vendendo. As imagens também devem ser fiéis e de alta qualidade. 

Alguns itens que podem te ajudar a convencer o cliente são: 

  • Depoimentos e avaliação de clientes que adquiriram seu produto. 
  • Elementos de confiança como símbolos de segurança, logotipo de parceiros, certificações, garantias e etc. 
  • Incitar escassez ou urgência. 

LANDING PAGE DE AGRADECIMENTO

Esse tipo de landing page não necessariamente é focado em conversão, mas ela também pode te gerar conversão no sentido de atrair o cliente pro seu site, pro seu blog, baixar outro material rico, ou simplesmente, demonstrar sua gratidão e como ele ter feito a ação proposta inicialmente foi importante pra você. Mas é importante prestar atenção que você acabou de conquistar aquele lead, então, não force a barra, evite ficar empurrando outras ofertas e ser muito apelativo, ok? 

Nessas páginas, informe o que acontecerá em seguida, ou seja, você vendeu ou deu um infoproduto em troca do contato do seu cliente? Deixe-o saber por onde ele vai receber o que acabou de comprar ou aceitou receber. E claro, deixe uma mensagem de agradecimento para manter uma boa relação.

Por onde fazer uma landing page?

Agora que você já sabe tudo sobre landing pages, vamos às ferramentas! 

  • RD Station Marketing:

    O RD Station oferece mais de 120 templates de landing pages para você escolher qual se encaixa melhor na sua estratégia. Um ponto super positivo do RD é que esses templates são equipados com certificado de segurança e campos de proteção de dados de acordo com a LGPD.

    O site também oferece a possibilidade de fazer testes A\B. Estes testes funcionam da seguinte forma:
    Você cria duas landing pages com designs diferentes e vê qual delas performa melhor.

    O site também te oferece um período de teste grátis de 10 dias, depois desse prazo, você deve assinar um dos planos disponíveis.
  • WIX

    Para quem não sabe programar, o WIX é um dos criadores de sites mais populares da internet, ele possui vários modelos prontos de landing page, assim como o concorrente, RD Station, que citamos anteriormente.

    O legal do WIX é que você pode filtrar por diferentes áreas como, gastronomia, moda, saúde, arte, entre outros. Ele também conta com ferramentas avançadas de SEO, para te ajudar a garantir um tráfego orgânico para sua página.

    O WIX é gratuito, mas caso você queira fazer um upgrade e liberar mais recursos, você pode assinar os pacotes disponíveis. 
  • Canva

    Muita gente usa o Canva, mas poucos sabem que você pode criar landing pages gratuitamente por lá. Sim, nem precisa do Canva PRO, assim como os anteriores, você pode usar templates prontos para criar sua página. No entanto, quando comparada à eles, é uma ferramenta mais limitada, o que a faz ser mais convidativa para os iniciantes.

    Após sua página pronta, o Canva gera um URL que pode ser compartilhado. Incrível né?

    Fica a dica! 

    Se você já é do marketing, tem facilidade para mexer em ferramentas, indicamos o RD Station, se você é intermediário no mundo do marketing digital, o WIX pode ser a melhor ferramenta para você, agora se você tá começando, vai de Canva.

    Acabamos! Agora você já pode correr pro abraço e fazer landing pages incríveis gerando muitas e muitas conversões! E não esquece de assinar nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo completo como esse e as novidades que rolam aqui na ABB! 

Trabalhe conosco

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegação, você concorda com tal monitoramento.