Blog

Metaverso: o futuro que já chegou.

Você sabe o que é Metaverso? Recentemente, pudemos acompanhar a grande novidade que deixou uma interrogação na mente de muitas pessoas: o chefinho Mark Zuckerberg anunciou uma nova fase da empresa que adentra em uma realidade (que já existia e é muito presente em livros e filmes) que promete mexer com as fronteiras da internet e do mundo real.

Quem ouve falar dessa nova tecnologia pela primeira vez, não consegue ter dimensão do quão poderosa e influente ela é e como ela já está presente na sociedade. Para além da influência na mudança do nome da empresa, o Metaverso se tornou uma realidade paralela.

Mas afinal, o que é Metaverso?

Trata-se de uma realidade virtual num espaço bem profundo e em conjunto com as pessoas. É um universo paralelo que através da internet e equipamentos tecnológicos, a sociedade irá fazer tudo que já faz na sua vida normal, como estudos, trabalhos, criar novas relações, compras e outros.

Nesse mundo, as pessoas irão criar seus personagens, avatares, para se comunicarem e interagirem. Como elas farão isso? Usarão ferramentas de realidade virtual e farão cenários virtuais para se conectarem, como uma espécie de “jogo” com uma experiência de se sentir dentro do cenário.

Trabalhos em home office também poderão ser feitos em escritórios virtuais para melhor comunicação. Dentro desses cenários será possível abrir arquivos, programas, vídeos, imagens, por exemplo: você poderá abrir um arquivo do Word dentro da reunião e todos poderão visualizar e editar dentro do cenário.

Uma coisa precisa ficar clara, a Meta não é considerada a criadora do Metaverso, pois se trata de uma inovação que já existia. “O Metaverso será um projeto coletivo, indo além de uma única empresa. Ele será criado por pessoas de todo o mundo e aberto a todos”, segundo está no próprio site do Facebook. </h3>

Como acessar o Metaverso? 

Ao que tudo indica, será necessário investir em alguns acessórios para fazer parte dessa realidade do universo 3D, olha só

  • Oculus Quest: oferece essa experiência imersiva. Ele não necessita de cabos ou conexão com computadores, pois o seu funcionamento é independente. Com ele,  é possível interagir com jogos e outros aplicativos em VR. Você já pode encontrá-lo para compra!
  • Luvas táteis: elas são capazes de garantir a sensação de estar segurando um objeto, sentir a textura de uma superfície ou ainda o peso e rigidez de um objeto virtual. Porém,  ela ainda não está pronta para ser lançada comercialmente.
  • ReSkin: se trata de um sensor tátil capaz de fazer os seres humanos sentirem objetos do mundo virtual. Esse dispositivo de tato irá promover uma fonte de dados de contato valiosa que pode ser útil no avanço da Inteligência Artificial (IA) em tarefas como a classificação de objetos e a percepção do próprio corpo robótico no espaço.

Impactos sociais

A mudança é muito grande em diversos âmbitos da realidade, ela vai de treinos de atividades físicas, relacionamentos, até parar para apreciar um pôr do sol. Podemos considerar de fato, a maior experiência imersiva em relação à tecnologia social.

Algum dia você já se imaginou fazendo compras, provando roupas ou até mesmo fazendo micro transações através da realidade aumentada? Pois bem. Grandes marcas como a Gucci e Coca-Cola já estão por dentro e trazem a tecnologia para a realidade das suas vendas e experiências. Com esse avanço, será possível para compradores e vendedores se conectarem de novas maneiras à medida que o comércio digital for crescendo. Para exemplificar, você pode imaginar sua loja do Instagram se tornando mais envolvente, com coisas tangíveis e digitais disponíveis para compra.

A empresa de Zuckinho anunciou que investiu U$ 150 milhões em treinamento e recursos de realidade virtual e aumentada para ajudar desenvolvedores, criadores de conteúdo e estudantes a desenvolverem novas habilidades, acessar tecnologias e descobrir oportunidades no Metaverso. Tudo isso, para chegar à popularização nos próximos 10 a 15 anos, conforme estimam os especialistas.

Por enquanto, além das projeções de como será o futuro da internet, os questionamentos sobre o comportamento social e saúde mental frente às evoluções tecnológicas continuam crescendo. 

Agora, existem várias questões que mexem com a cabeça das pessoas: como será que as pessoas irão lidar com essa realidade virtual? Será fácil voltar para o mundo real após essa experiência impactante e revolucionária? São questões desse tipo que permeiam a mente da sociedade.

Apesar de todas essas problemáticas, existe um pouco importante para o mundo:

Sabiam que será por meio do Metaverso que o governo de Barbados poderá desenvolver suas relações diplomáticas, sem necessidade de se deslocar de avião. Essa tecnologia promove a diminuição da queima de combustíveis fósseis.

E agora poderemos usar aquela conhecida frase: “isso é tão Black Mirror!”.

O meme virou realidade.

Trabalhe conosco

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegação, você concorda com tal monitoramento.