A importância de estabelecer personas para seu negócio e seu cliente
Você provavelmente deve ter ouvido falar alguma coisa sobre persona nos últimos tempos. Seja no Instagram, Facebook ou algum site, a frase “Seu negócio precisa de uma persona!” já deve ter te atingido, fazendo aparecer – além do enorme senso de urgência – a seguinte expressão:
Bom, antes de tudo: precisamos entender!
Persona, nada mais é que construir um personagem (ah vá, sério?), com características reais de um ser. Ou seja, personificar! Entretanto, quando o assunto é comunicação, a primeira coisa a entender é que esse termo pode ser aplicado para falar tanto sobre sua marca, quanto do seu consumidor.
Ao primeiro tipo de persona, atribuímos o nome de Brand Persona.
Uma voz para sua marca, com características reais, dores, gostos e necessidades, a Brand Persona é o melhor jeito de aproximar o público dos valores e interesses da empresa, diferenciando dos demais concorrentes. É construída com base no seu cliente e na alma da marca, entendendo a dinâmica de como a empresa pode ajudar seu consumidor. Após esse estudo, é traçado um perfil de pessoa para representar a comunicação institucional e essa persona vira o norte para toda a comunicação feita, não funcionando como um mascote, mas como um mecanismo de identidade.
Já ao segundo tipo de persona, atribuímos o nome de Buyer Persona. Diferente da primeira, esse tipo é literalmente a personificação do seu objetivo enquanto cliente, um perfil detalhado incluindo características demográficas, socioculturais, comportamentais e de consumo, que te ajuda a entender como e onde atingir o seu público.
Para a construção da Buyer Persona, são feitas pesquisas e coletas de dados sobre o atual cliente da marca, para, a partir disso, estabelecer esse perfil.
Bom, agora que você entendeu o que é persona, tanto a brand quanto a buyer, fica fácil compreender porque todo mundo diz que você p-r-e-c-i-s-a ter, não é? Além de conferir identidade a marca e ajudar a entender quem é o seu público, o que ele gosta, faz e consome, ter essa personas proporciona a sua empresa outros benefícios como:
– Indicar o tipo de conteúdo que você precisa fazer para atingir seus objetivos;
– Ajudar a definir o tom e a linguagem que deve ser aplicada;
– Ajudar a produzir estratégias de marketing mais assertivas;
– Oferecer melhores direcionamentos para o setor de mídia sobre meios e canais;
– Diferenciar a comunicação em relação das dos concorrentes.
Tudo de bom, né? Depois de entender o que é Brand e Buyer Persona e também agora que você já sabe os benefícios, confira essas dicas super importantes para personificar sua marca e seu cliente de jeitos assertivos:
– Se baseie em dados: as informações que compõem sua persona precisam ser precisas e verdadeiras para a obtenção de um resultado efetivo;
– Produza materiais de apoio como jornada do consumidor e mapa de empatia: o que melhor para entender seu cliente do que refletir sobre o processo de compra, o que ele vê, pensa e sente?
– Reflita se sua persona de marca dialoga com sua persona do consumidor. Caso não, pode ter algo errado no processo.
E aí, gostou das dicas e quer saber mais na prática? Fala com a gente!
2 respostas