Blog

Precisamos falar sobre os Millennials

Porque para sua marca, é adapte-se ou corra!

Mimados, egoístas e infantis? A fama dos millennials passa longe do comportamento real dessa geração. Nascidos a partir do ano de 1980 até antes da chegada do século XXI (apesar das 500 mil discordâncias sobre), a geração Y é posterior às duas Grandes Guerras que mudaram totalmente a dinâmica do mundo. Têm suas adolescências marcadas pelos sentimentos de subversão e rebeldia, crescidos junto ao avanço da internet e a ascensão dos movimentos sociais. Por conta da enorme exposição à informação, em diversas plataformas e meios, sofrem seríssimas rupturas de conceitos e costumes, que refletem em seus modos de vida e consumo.

Mas afinal, por que esse zum zum zum todo de falar sobre millennials?

É fácil! A geração Y é atualmente a maior geração viva da história, representando 20% da população mundial. Até 2025, estima-se que representem 75% da força de produção e 50% do poder de consumo de acordo com a pesquisa All about Geração Millenium. No Brasil, segundo o IBGE, somam um total de 58,5 milhões de pessoas, o que corresponde a aproximadamente 12% de toda a população.

Então a bem da verdade é que, se seu negócio não considera a geração Y como uma oportunidade e um público (atual ou potencial), num futuro bem próximo isso vai se tornar uma grande ameaça. E quanto mais tempo você demora para se adaptar à nova dinâmica, mais pra perto da berlinda sua marca vai.

Mas calma, a gente não ia jogar a bomba e sair correndo, não é mesmo? Se você está se perguntando como agregar os Millennials para o seu negócio, saiba que a palavra-chave é experiência. A geração do milênio não é tão apegada a produto e preço como seus pais e avós. Na sua continha de custo e benefício, entra muito mais que valor material e aspectos tangíveis do produto: eles consideram valores da marca, facilidade de saber sobre o negócio e de entrar em contato, feedbacks de outros clientes ou de autoridades no assunto, reputação da empresa, modos de pagamento, tipo de relacionamento mantido, posicionamento e inúmeras outras variáveis. Ou seja, a equação tá bem maior!

Portanto, se você acabou de botar a mão na cabeça e tá querendo saber como se aproximar mais desse público depois de saber tudo isso, seguem algumas diquinhas (de uma millennial sobre os millennials), para ajudar a começar encaixar seu negócio nas novas regras do jogo.

1. Esteja online (e da melhor forma!): se você quer atender um público que é praticamente nativo na internet, tenha certeza que é necessário estar no digital. Mais que isso, não basta existir, é necessário se manter ativo e interessante para cativar a geração Y;

2. Mantenha o relacionamento na base do amor: descontos, vouchers, brindes… manda mimos! Os millennials prezam, antes de tudo, pela conexão com a marca, mas não se engane, apesar da fidelidade, se você não efetuar manutenção desse relacionamento: bye, bye!

3. Se posicione: muitas marcas têm medo de assumir um posicionamento, mas para o público millennial é fundamental. Não precisa sair comprando todas as brigas do mundo, mas para alguns temas é fundamental;

4. Estimule a interação: não espere que um público acostumado a ser produtor de conteúdo se contente com a passividade. Provoque a interação, lance promoções, responda comentários… mantenha o seu cliente ativo;

5. Se jogue onde seu público está: vale buscar blogs, digitais influencers, canais de youtube e tudo mais. Sua marca precisa chegar no seu público, de preferência com feedback e indicação, então nada de sentar e esperar que tudo aconteça num passe de mágica;

6. Diversifique na hora de vender seu peixe: propaganda na TV já não enche mais os olhos dessa geração. Invente, reinvente e inove;

7. Busque sempre o orgânico e o espontâneo: às vezes quantidade não é sinônimo de sucesso e para geração Y, o que mais importa é a qualidade. Por isso, dê valor aos feedbacks espontâneos e ao boca a boca, buscando sempre fomentá-los!

 

Trabalhe conosco

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegação, você concorda com tal monitoramento.