Blog

Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Shadowban

Todo mundo sabe que o Instagram é hoje uma das redes sociais mais utilizadas entre as pessoas – e pelas marcas, certo?! Seus usuários crescem significativamente com o passar do tempo… Justamente por conta disso, eles estão tendo todo um cuidado com suas diretrizes de comunidade, termos de uso e essas burocracias que todo mundo conhece bem, hehe… Se não conhece, precisa conhecer hein!

É exatamente por conta dessa crescente expansão que eles também se tornaram mais rígidos com algumas funcionalidades da própria rede social, como hashtags, o número de pessoas que damos follow por determinado tempo, a quantidade de curtidas que também damos em um breve período etc. Foi assim que o inimigo dos aplicativos de monitoramento de redes sociais também cresceu: o shadowban.

Shadowban, como é que eu posso explicar o shadowban

“Aquele é o Shadowban! O mal em figura de algoritmo”

Em tradução livre, shadowban significa “banir às sombras” e é literalmente isso que acontece: todos os seus posts começam a sofrer um tipo de “boicote” e simplesmente não tem mais o alcance que você tinha, a distribuição cai drasticamente. E não para por aí! Sua publicação também não aparece nas buscas de uma hashtag que você tenha utilizado, por exemplo. Mas como sua conta não foi banida, os seus seguidores podem ir diretamente no seu perfil e ver o que você postou recentemente.

Seu engajamento vem caindo? O alcance despencou? Talvez você tenha caído no shadowban

Para descobrir se sua conta está “congelada” pelo Instagram, é muito simples: basta pedir para que alguém procure por suas publicações em uma das hashtags que você utilizou no seu post. Se o seu post estiver aparecendo, comemore. Mas se ele não aparecer…

“Tem como eu saber qual tag tá causando isso?” A resposta é sim! 

Geralmente o Instagram põe algumas hashtags em revisão e isso funciona de uma maneira bem transparente, como as de cunho sexual. Na parte superior da pesquisa, fica bem visível um textinho avisando que algumas publicações recentes estão ocultas. Como no exemplo abaixo, a famosa hashtag #sextou – que em inglês ela ganha um outro significado: “sex to u (sexo para você)”.

Mas calma aí que também não é o fim do mundo! Se você percebeu que foi vítima desse monstrinho, você pode fazer algumas coisas que vão te ajudar a se livrar desse incômodo. 

O primeiro passo é conferir se suas publicações recentes seguem as diretrizes de comunidade, dar aquela checada nas últimas hashtags que você utilizou e apagar as que estão sob denúncia. Depois disso, é só evitar fazer mais postagens durante esse período, desconectar seu perfil de aplicativos de terceiros e relatar o problema à moderação do Insta. 

Isso deve bastar pra que você saia dessa penumbra em pelo menos 48 horas! O Instagram costuma dar prioridade para os perfis mais ativos, então esses não ficam sob o efeito das sombras por muito tempo.

Nós temos algumas recomendações para que se você não conhecia o shadowban até este momento, continue sem conhecê-lo.

  1. Não faça uso de serviços que funcionem para o crescimento da conta, pois o foco do Instagram é o crescimento orgânico;
  2. Não compre seguidores e curtidas também, mas isso eu acho que está subentendido;
  3. Confirme se as tags que você vai utilizar na sua publicação, não estão sob denúncia. (Lembra que explicamos lá em cima como fazer isso?!);
  4. Evite utilizar as mesmas hashtags em todas as suas postagens. Não precisa necessariamente retirar todas. Além disso, dê uma variada ao escolher outras.

O Instagram ajuda muito a nos posicionarmos diante do público, por isso é importante saber usar a rede corretamente. 

Essas são todas as informações que reunimos sobre esse fenômeno, deixamos alguma coisa passar ou ela caiu no efeito do shadowban? Comenta com a gente aqui em baixo ou no nosso perfil do Insta, @abocabocacom.

Trabalhe conosco

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegação, você concorda com tal monitoramento.