Todo mundo tem uma boa história para contar, seja ela sobre sua infância, sobre um acontecimento recente ou sobre algo que te contaram. E é a partir desse storytelling das nossas vidas que nos comunicamos e criamos relações com as pessoas.
No marketing digital não poderia ser diferente!
O storytelling facilita a forma como nos comunicamos com os nossos clientes (e futuros), afinal, não é porque você é especialista em algum assunto, que seus leads, prospects e clientes entenderão certas informações com facilidade. Criar uma narrativa específica para falar com eles pode ser muito mais esclarecedor do que se imagina.
Vem aprender!
O que é Storytelling?
Storytelling é a arte de contar, adaptar e desenvolver histórias utilizando um enredo elaborado, narrativa envolvente, recursos audiovisuais e outros elementos específicos para transmitir uma mensagem de maneira memorável e conectar-se com o leitor emocionalmente:
- STORY: a mensagem que será transmitida
- TELLING: a forma como apresentaremos essa mensagem
A técnica, cujo caráter é persuasivo, ajuda a promover o seu negócio e a vender seus serviços de forma indireta. Além disso, pode ser aplicada na produção de conteúdo, em vendas e em consultorias. Também pode ser aplicada no contexto de aprendizagem, sendo uma importante ferramenta de transmissão de elementos culturais, como regras e valores.
Como desenvolver e aplicar um bom Storytelling na comunicação do seu negócio?
Diante da grande quantidade de conteúdo à qual estamos submetidos a todo instante, se faz necessário mostrar um diferencial claro para o seu público.
Ao contar boas histórias, você garante que está produzindo um material único. Por mais que seja sobre um tema desgastado ou de conhecimento geral, o seu conteúdo abordará uma perspectiva única: a sua.
Existem diversas maneiras e formatos para explorar um bom storytelling (e consequentemente ter um bom retorno) com seus clientes.
Não é só criatividade!
Focar no formato pode ser tão importante quanto, ou até mais, que uma ideia super diferente e inusitada. Existem modelos bem acionáveis e que dão um bom ponto de partida para qualquer brainstorming:
-
Histórico
Trata-se de momentos, ciclos e situações vivenciadas na trajetória da marca, produto/serviço, buscando mostrar o crescimento
-
Fictício
Possui personagem fictício, mas a narrativa busca trazer identificação
-
Valorização
Procura dar valor a momentos, rotinas e ao dia a dia. Contando como funciona os processos diários de uma empresa, como ela afeta a vida dos seus colaboradores e no mercado.
-
Funcionários/Parceiros
Pessoas que inspiram com as suas experiências profissionais, narrando acontecimentos reais com o objetivo de despertar emoções, trazendo humanização para a marca.
-
Consumo
Busca colocar produtos ou serviços como foco na narrativa, também despertando emoções.
Utilize as ferramentas disponíveis sem medo!
-
Publicações no Feed
O storytelling aqui pode ser feito a partir de posts carrossel, onde um tema será abordado de forma coesa, na qual haja uma continuidade.
Um bom exemplo é essa sequência postada no nosso perfil no Instagram, formando um álbum carrossel sobre Identidade Visual em Campanhas:
-
Stories
Nós também utilizamos os Stories como ferramenta para criar um storytelling fluído e rápido de se consumir.
Aqui, queríamos contar e ilustrar brevemente a campanha de São João 2022 da Kidoce, um de nossos clientes, a fim de divulgar nosso trabalho interno nas redes sociais
- Vídeos
Essa ferramenta é uma das mais cruciais para criação de um storytelling e comunicação no digital como um todo por sua tendência de crescimento, facilidade de acesso, por chamar mais atenção e inúmeras possibilidades de produção.
Nesse case ABB, utilizamos o vídeo para criar um storytelling especial aniversário de 4 anos no Restaurante Pasárgada, na produção de 4 vídeos institucionais, com duração máxima de 1:30.
No primeiro vídeo: como tudo começou
Clique nas imagens para visualizar os vídeos
No segundo vídeo: a escolha da cidade e bairro para abertura do restaurante
No terceiro vídeo: curiosidades e diferenciais do restaurante
No quarto e último vídeo: agradecimentos especiais para todos que fizeram parte desses 4 anos
Mas tenha cuidado! Algo deve ser evitado na hora de fazer seu storytelling: não apresente a mensagem de forma muito direta.
Ir direto ao ponto funciona em muitas situações. No storytelling, nem tanto. Antes de transmitir sua ideia, é necessário envolver o público com ela. Não deixe chegar ao ponto de entediar sua audiência antes de ter a oportunidade de transmitir sua mensagem. É preciso ter início, meio e fim.
Com muita prática, estudo e seguindo as dicas, utilizar o storytelling para se relacionar com seus clientes vai se tornar cada vez mais fácil. Para chegar no patamar onde a comunicação entre cliente-negócio é muito bem trabalhada, é preciso agir de forma planejada, estratégica, e, acima de tudo, conhecendo seus consumidores.
Afinal, criar uma narrativa para os seus conteúdos pode ser extremamente benéfica ao ponto que gera identificação, é única e foge do modo robotizado do digital.
Se ainda assim tiver dificuldade, já sabe né?
Chama os Bocudos 😉
Outros temas que vão te interessar e que estão ligados diretamente ao Storytelling:
Planejamento Estratégico: entenda a importância para as suas redes sociais
2 respostas