Blog

Como conhecer seu público e oferecer o que ele gosta

Você já se perguntou qual tipo de pessoa compra na sua loja? Se você nunca parou para analisar ou fazer qualquer tipo de direcionamento, precisamos conversar sobre personas e público alvo.

Empreender no setor de moda pode ser um grande desafio, principalmente levando em consideração o nicho que se pretende atingir. Afinal, todo mundo usa roupas, mas as pessoas não usam o mesmo tipo de roupa.

Por aqui nós sempre falamos sobre a importância de você conhecer seu público e ainda mais: conhecer o público que você quer atingir. Empreendimentos requerem investimentos, e  venhamos e convenhamos, você vai ficar dando tiros cegos e perder dinheiro por aí?

Se você ainda está meio perdida (o)  nesse papo de conhecer  o seu público, coloca um lookinho confortável e continua acompanhando o texto, que vamos te contar tudo que você precisa saber para conhecer seu público alvo e oferecer o que ele gosta. 

Saiba a diferença e o conceito de persona e público alvo

Persona é um personagem que representa o que seria  um cliente ideal para o seu negócio, o que não significa que as características dela sejam baseadas literalmente no cliente que gostaríamos (com muito dinheiro e com muita vontade de comprar), as personas são baseadas em dados reais e existentes do público que consome o produto ou serviço que você vende. 

E o público alvo? Bem, o público alvo seria a definição social de um grupo, com idade, gênero, formação, estado civil, região, etc. Os dados do público alvo são utilizados para a criação da Buyer Persona (o modelo específico e persona que estamos falando aqui nesse texto, mas você pode saber mais sobre esse e outros modelos clicando aqui).

Esses dois recursos são o primeiro passo  para estabelecer uma comunicação mais estratégica e formar elos entre a empresa e o cliente, e isso é muito importante para você não ficar com mercadoria parada no estoque.

Se coloque no lugar do cliente, faça um Mapa da Empatia 

Mapa da empatia é uma ferramenta que te permite entender um pouco o que se passa com o cliente, e ele pode ser feito a partir da listagem 4 passos principais: o que o cliente está pensando, o que o cliente está vendo, o que o cliente fazendo, o que o cliente está sentido. 

Fazer um mapa da empatia é literalmente se colocar no lugar da pessoa que consome o seu produto ou serviço para  entendê-la enquanto ser humano, e, assim, humanizar a sua marca e oferecer melhores serviços e produtos. 

Lembre sempre: a geração atual não compra coisas, compra ideias. 

Conheça as gerações

Millennials, Geração Z, o que é isso? Por que todo mundo fala disso? Ou melhor: o que você e seu negócio tem a ver com isso? 

Millennials é a definição sociológica dos nascidos entre os anos 1985 e o final dos 90. Se você é dessa época ou nasceu um pouco antes, deve perceber o quanto o mundo mudou, assim como as formas de pensar, de agir e, principalmente, de comprar.

Dos anos 90 pra cá já se passaram muitos anos e agora também temos a geração Z, que engloba os nascidos entre 1995 e 2010. Se os millennials já trouxeram uma nova cara para a sociedade, imagine as mudanças que já foram postas e as que ainda serão propostas pela Geração Z?

E por que é importante entender as geração e as diferenças entre elas? Veja, por exemplo, a geração Z consome diferente dos millennials, eles compram um conceito, uma ideia para além daquele produto. Já os millennials tem apego com as coisas do passado, consideram bastante a experiência, o custo benefício e a facilidade de entrar em contato na hora da compra,  além corresponderem a 20% da população mundial. Você pode saber mais sobre os millennials clicando aqui.

Na era da informação, mais do que nunca é preciso entender as mudanças, os questionamentos e a prioridade da geração que faz parte do seu público alvo e da construção da sua persona. 

Esteja nas redes sociais

Além de ser uma excelente forma de ser encontrado na internet, as redes sociais são ótimas ferramentas para conhecer ainda mais o seu perfil de cliente. 

No caso do setor de moda, por exemplo, dá para identificar qual estilo de roupa mais chama atenção dele através da foto mais curtida do Instagram, da que mais levantou comentários, que teve mais salvamentos. Observando essas métricas você pode continuar investido no que está funcionando e evitar o que não faz tanto sucesso assim, o que evita prejuízos também, né não?

Essas foram as nossas dicas para você conhecer melhor seu público e oferecer produtos e serviços que eles gostam. No final do texto também colocamos  links de outros textos que podem te ajudar nessa jornada, não esquece que você sempre pode contar com os bocudos para isso!

Outros conteúdos legais que podem te ajudar:

 

Trabalhe conosco

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegação, você concorda com tal monitoramento.