Blog

Diversidade e inclusão dentro do seu negócio

Você já deve ter percebido que ao longo dos anos, o debate sobre diversidade e inclusão social vem sendo cada vez mais frequente na sociedade.  A diversidade de profissionais nas organizações é entendida como a oferta de oportunidade para pessoas de todas as idades, etnias, orientações sexuais, classes sociais, gêneros, religiões, culturas e as outras categorias, que não se encaixam no padrão estabelecido pela sociedade impostos há muito tempo pelo patriarcado. Não é só em pautas sociais que esse assunto precisa ser debatido, as empresas têm papel fundamental na evolução desse cenário no âmbito profissional.  

Quer saber mais sobre isso? Se liga aqui no conteúdo que preparamos para você! 

Ocupar espaços, tornar-se visível e estar em posição de liderança é uma questão de sobrevivência para quem sempre foi “esquecido” e hoje utiliza sua própria voz para fortalecer essa identidade, conseguir incentivar e inspirar mais pessoas a fazerem o mesmo e lutarem pelo seu lugar – que é onde elas quiserem. 

Por que é importante ter diversidade e inclusão nas empresas? 

Segundo um levantamento feito pela consultoria McKinsey realizado em 2017, as empresas com maior diversidade de gênero em suas equipes executivas são 21% mais propensas a ter lucros acima da média. 

Diferente de como ainda pensam algumas organizações, ter um ambiente com pessoas diversas promove um ambiente com incentivo a troca de experiências, aumenta a produtividade dos funcionários, cria mais valores associados à marca e aos produtos/serviços, alcança melhores resultados e possibilita a identificação de mais pessoas com a empresa. 

Agregar valor a sua marca

Não existe fórmula mágica para que de repente todas as empresas trabalhem a inclusão de forma correta, dando oportunidade a todos. O primeiro passo é reconhecer a importância desse debate e assim inseri-lo na organização, de forma que não pareça modismo, mas demonstrando  comprometimento e responsabilidade. 

Um exemplo disso é a BASF,  uma empresa química alemã global que conseguiu inserir, no âmbito interno da sua instituição, pautas que abrangem a representatividade e inclusão, desde a oportunidade para profissionais, quanto campanhas, eventos e semanas de debates  para seu público interno e externo, a fim de que todos colaboradores sintam-se  valorizados por serem quem são e do jeito que são. 

Ao contrário da BASF, se uma empresa quer se aproveitar de pautas sérias alegando estar “na moda”, enquanto por trás dos anúncios, campanhas e serviços, possui práticas desrespeitosas, em algum momento isso poderá ser exposto e a imagem e reputação construídas poderão cair por terra. 

Um exemplo disso foi o que aconteceu com a Loja Três, uma marca  de roupas do Rio de Janeiro. O caso exposto em 2019 desmascarou os proprietários que conseguiram destaque no mercado pela valorização das pessoas e diversidade presente nas campanhas, modelos e tamanho das peças. Contudo, as funcionárias denunciaram episódios com casos racistas, gordofóbicos e de assédio moral. 

Aquela frase “nem tudo é o que parece” se encaixa muito bem aqui, não acha? 

As minorias também fazem parte do público consumidor, então quando acontece a identificação com a marca, a tendência é que eles consumam mais e também façam indicações para os amigos, por acreditarem no apoio e por gostarem do produto/serviço. E isso é algo que deve vir de dentro.

Uso de datas específicas para camuflar a diversidade e inclusão nas empresas

Você também já deve ter percebido que nos meses de junho e novembro, muitas marcas e empresas fazem conteúdos, campanhas e comerciais com pessoas da comunidade LGBTQIA+ e pretas, isso por que temos o #MêsDoOrgulho em junho e o Dia da Consciência Negra em novembro, que se tornam tema durante todo o mês. 

Em comparação a anos anteriores, as manifestações em apoio a essas causas são  maiores e quem fica de fora está “errado”. Porém,  ao longo dos outros meses do ano, essas pessoas recebem suporte e visibilidade das marcas?

É necessário lembrar que causas como estas estão presentes na sociedade todos os dias e precisam ocupar espaços durante mais dias do ano, não apenas em um mês ou outro. Afinal, as “minorias” são consumidores que estão presentes durante todo o ano e também desejam ver o seu semelhante para sentir a representação e assim, despertar o desejo do  consumo. 

Inclusão e diversidade não são sinônimo de escolher um período e produzir várias ações de marketing, lançar produtos com a bandeira da comunidade LGBTQIA +, mudar o ícone do perfil das redes sociais e depois seguir como se essas pessoas fossem invisíveis. 

Aprenda com quem usa a diversidade e inclusão do jeito correto! 

Mas nem tudo é “biscoito”, algumas marcas  já conseguiram entender a real importância da inclusão de forma natural e para além de ações de marketing. 

Havaianas

A Havaianas, por exemplo, em março de 2021 lançou a linha Pride, disponível para vendas durante todo o ano. Essa nova linha faz parte do portfólio que foi criado no mês de junho de 2020, que além de ser ampliado, tornou-se permanente em todos os meses do ano. Outra maneira encontrada de fortalecer esse vínculo com a comunidade foi através da destinação de 7% do lucro líquido das vendas para a ONG All Out, entidade que apoia o grupo LGBTQIA+ pelo mundo. 

Apesar dessa iniciativa, vale ressaltar que a intenção também precisa acontecer internamente, dando oportunidade para os profissionais crescerem na empresa, apresentarem ideias, visões e mostrar que os valores da empresa também se encaixam nesse discurso. Eles precisam ser vistos e ouvidos, ok?

Devassa

A marca de cerveja Devassa é um dos exemplos positivos que está dando uma aula de como incluir e representar, de forma leve, confortável, divertida e agradável tanto para quem participa quanto para os consumidores que estão acompanhando toda a movimentação da campanha. 

No início de 2021, aproveitando o verão marcante em Salvador, a Devassa aproveitou para apresentar algumas revelações tropicais com episódios no seu canal do YouTube, cada um com artista, participam: Criola, Thais, Carla, Luma e o Coletivo AfroBapho. Os vídeos apresentam como eles celebram a vida, tendo personalidade, sendo quem eles são, fazendo o seu trabalho felizes por encontrar pessoas que se identificam, ganhando empoderamento, potência  e inspirando pessoas.

E eles não pararam por aí, hoje a Devassa tem um projeto chamado criatividade tropical em parceria com a cantora Iza, na qual buscam apresentar projetos e pessoas que cresceram no gueto e estão conseguindo viver da sua arte e criatividade.

Vemos que aqui, tais campanhas não têm relações diretas com vendas, mas a empresa usa de sua visibilidade e recursos para apoiar projetos e causas sociais, o que é algo importante para reforçar as políticas e proposta de valor da empresa. É algo feito de forma indireta, mas que agrega valor e faz com que milhares de brasileiros se sintam compreendidos, representados e vistos.

Fenty Beauty

Outra mega empresa que serve de espelho é a da Rihanna, (aquela que era cantora). Ela lançou em 2017 a sua marca de maquiagem Fenty Beauty com a ideia de que a beleza precisa ser para todos. O lançamento contou com bases de 40 tons de pele e incentivou a indústria da beleza a começar a fazer o mesmo, já que em outras épocas as mulheres de pele negra tinham muitas dificuldades em encontrar bases e outros produtos com o tom correto. Hoje já são mais de 50 tons, representados por mulheres de culturas sub-representadas e pouco atendidas pelo mercado há alguns anos. 

E ela continuou fazendo tudo! Em 2018, lançou sua linha de lingerie a Savage X Fenty, que valoriza a diversidade de corpos nas fotografias, campanhas e desfiles. Promovendo a  venda de peças para os mais variados tipos de corpos, que fogem do padrão de pessoas magras e musculosas e traz a perspectiva de que o corpo real também é bonito e sexy. Só pelo site já dá pra saber que ela veio pra revolucionar! 

Agora que você já entendeu que esse assunto não é passageiro e a importância do seu negócio ficar atento a questões como essa, que tal compartilhar o nosso conteúdo? Ah, e se ficou com alguma dúvida pode falar com a gente!

Trabalhe conosco

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegação, você concorda com tal monitoramento.