Blog

Estratégias de marketing digital no futuro: saiba quais aplicar

Adaptar marketing para o futuro significa levar soluções para quem precisa, acompanhando os novos recursos e mudanças de cenário na hora de estabelecer suas estratégias de marketing digital.

No marketing digital, o futuro mais recente aponta para três direções. As Inteligências Artificiais, os Biodados e a Geração Z são as principais apostas em estratégias de marketing para adaptar seu negócio para o futuro.

Com estratégias de marketing digital  pensadas para esses 3 enfoques será possível produzir conteúdos de forma otimizada e mais assertiva. E também pensar maneiras diferentes de comunicação, linguagem e interação com os futuros líderes e tendências sociais.

IAs: o futuro já chegou 

De forma geral, algumas capacidades das Inteligências Artificiais são muito úteis para montar uma estratégia de marketing digital. Elas têm sido usadas, principalmente, para impulsionar a produção e para a interpretação de dados. 

A grande novidade nesse meio é sem dúvidas o ChatGPT. Lançada em 2022, esse chatbot com inteligência artificial permite que você faça perguntas em forma de diálogo e dá respostas com uma linguagem semelhante aos diálogos humanos. 

O ChatGPT tem tido melhoras constantes na qualidade nas respostas. E mesmo que elas não sejam 100% confiáveis, os profissionais já o utilizam para otimizar suas estratégias de marketing, tirar insights e informações para utilizar em suas produções.

Leia mais: A inteligência artificial pode te ajudar no marketing digital?

Como usar a Inteligência Artificial?

Veja outros usos que você pode fazer para montar uma estratégia de marketing com ajuda das IAs.

Atendimento automático – Os chatbots, como o ChatGPT, são mecanismos que podem ser integrados para ajudar seus clientes com suporte como cadastro, respostas automáticas ou sugestões seguindo os interesses da pessoa. 

Recomendação – O uso da inteligência artificial também pode ser investido para identificar as preferências do consumidor e indicar para ele conteúdos semelhantes, grande empresas como Netflix e Spotify já fazem isso;

Gerar imagens – Uma novidade que gerou discussões e muita polêmica, nas redes sociais as IAs geradoras de imagem tem rendido memes e brincadeiras, mas com certeza você pode pensar nessa possibilidade para gerar imagens mais adequadas aos seus pĺanos de campanha e pautas.

Algumas dicas pra melhorar o uso do ChatGPT

  • Não faça pesquisas como no google, ao invés disso dialogue com a IA; 
  • Ensine ao ChatGPT sobre os diferenciais do seu negócio; 
  • Peça a ele sugestões para seus textos, pesquisas de dados, ideias para conteúdo, etc;
  • Não esqueça de pesquisar toda informação por fora para confirmar a veracidade delas;
  • Adapte as sugestões do ChatGPT para as especificidades do seu negócio. 

Super Personalização com os Biodados

A coleta de dados não é uma novidade para o marketing digital, mas os biodados vão além disso. Essa é uma técnica usada para compreender quais são as emoções e reações dos consumidores em determinadas situações. Dessa forma, as estratégias de marketing digital podem ser mais precisas.

As previsões são de que as ferramentas ligadas à internet que já usamos hoje no dia a dia, como eletrodomésticos inteligentes, objetos de uso pessoal como smartphones e fones de ouvido, entre outros, possibilitam coletar e analisar dados de precisão.

Onde o marketing entra nisso?

A partir desses biodados, os profissionais poderão criar campanhas e produtos com estratégias de marketing digital baseadas no comportamento de  cada pessoa. Fazer de cada uso uma experiência distinta, considerando como o consumidor se sente e reage diante de determinados conteúdos.

Essa área continua se desenvolvendo e no futuro estará mais claro como podemos usar esses dados para estratégias de marketing digital responsável, mas nada impede de estar um passo à frente dos outros e já começar suas pesquisas agora, não é?!

Estrategia de marketing digital                                                

Geração Z: A liderança do futuro

A Geração Z se refere aos nascidos entre 1995 e 2010. Esses jovens já ditam as tendências atuais para a internet e fora dela também. Eles estão presentes em diversas redes sociais, e levam as discussões sobre a sociedade para todas as interações nas redes. 

Como todos sabem, futuramente eles serão a maioria da força de trabalho e os líderes em todos os meios. 

É interessante observar na Geração Z a diferença do modo de agir comparado à geração anterior. Os jovens da Geração Z gostam de estar diretamente envolvidos com as questões que lhes tocam, o ativismo social e político é parte do seu modo de viver.

Como integrar essa geração?

Ao estipular suas estratégias de marketing digital visando a Geração Z é preciso pensar nas causas ativistas como forma de interagir com outras pessoas nas redes sociais, considerar sua fluidez e o jeito independente como essa geração gosta de trabalhar 

Para entrar em sintonia com a realidade, a Geração Z deve estar presente nas posições estratégicas da sua empresa. Portanto, ter programas e cargos de estratégia voltados para jovens é um caminho a seguir para quem quer trabalhar estratégias de marketing digital para o futuro.

Por onde começar agora?

A comunicação, as redes sociais e o marketing digital estão sempre evoluindo e acrescentando novidades na rotina das pessoas. As pesquisas nos ajudam a entender o cenário e nos renovar a cada novo recurso e a melhor maneira de fazer isso é trabalhando nas redes todos os dias e se aprimorando em cada tema.

Os Bocudos fazem isso diariamente para te ajudar a ter mais resultados, vendas, visibilidade e melhorar sua relação com os clientes. Por isso, não se assuste com o futuro, estaremos aqui para te auxiliar. 

Outros temas que vão te interessar:

Como apresentar os valores da sua empresa através do marketing digital

O que fazer em vídeos para redes sociais

Como convencer um consumidor a se tornar um cliente?

Trabalhe conosco

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegação, você concorda com tal monitoramento.