Blog

Tendências para o marketing digital em 2023

Novos aplicativos, novos recursos tecnológicos e também a volta de velhas tendências de comportamento no digital estão entre as expectativas para o marketing e a comunicação em 2023.

Para o marketing digital em 2023 é importante se atentar às novas exigências do mercado e dos usuários das redes sociais. Entre as tendências de comunicação estão: conteúdos curtos, marketing digital de influência, marketing data driven, omnichannel, vídeos, diversidade, acessibilidade e responsabilidade social e interfaces por voz de usuário. 

Não faltaram acontecimentos marcantes que impactaram as tendências de comunicação e de marketing digital. Em 2022, algumas novidades surpreenderam e outras se fortaleceram ainda mais com as novas formas de interação do público. Por isso, os Bocudos estão aqui para falar sobre algumas dessas tendências e te ajudar a guiar as futuras ações da sua empresa.

Vieram para ficar:

Conteúdos curtos 

 

A necessidade de consumir conteúdos mais rápidos como trends de vídeos curtos, por exemplo, transformou o comportamento dos usuários nas redes sociais. Desde 2021, a aposta era de que o Tiktok seria uma influência para a forma de produzir conteúdo. E quem pensou isso estava certo.

Apesar de não ter sido um movimento iniciado pelo Tiktok, o aplicativo consolidou o consumo de conteúdos curtos. Hoje, quem atua nas redes sociais prioriza produzir mensagens diretas e simples para captar mais facilmente a atenção do público. Pelo visto, essa é uma das tendências de comunicação favoritas para 2023.

Marketing de Influência 

 

Esse nem precisamos dizer que se estabeleceu entre as empresas que buscam ter presença nas redes sociais. Ver influenciadores fazendo publicidade com o produto de uma marca é bastante comum, até mesmo páginas (geralmente de entretenimento) muito conhecidas nas redes sociais têm sido contratadas para fazer as chamadas “publis”.

Para esse tipo de parceria é importante planejar direitinho o objetivo da campanha. Sua empresa pode precisar aumentar a visibilidade, as vendas ou se aproximar mais do público-alvo definido. Sabendo qual é seu objetivo tenha em mente que os influenciadores são como embaixadores da sua marca, por isso é necessário escolher alguém que se adeque aos valores da sua marca.

O número de seguidores não é tudo. Apesar de muitos pensarem o contrário, dependendo da finalidade da campanha a quantidade de seguidores não é tão relevante. As páginas do Instagram são exemplos funcionais quando a marca precisa de visibilidade, já os micro influenciadores são uma boa aposta para quem quer atingir nichos. 

Saiba mais sobre o tema aqui.

É bom ficar de olho: 

Marketing Data Driven 

 

A discussão sobre a coleta e uso de dados dos usuários das redes sociais está aberta já há algum tempo. Para atingir seu público de forma mais eficiente, as áreas de comunicação e marketing estão começando a trabalhar cada vez mais com esses dados, produzindo ações mais assertivas.

Uma pesquisa da Salesforce revelou que 87% dos profissionais de marketing digital entrevistados se veem mais capazes de atender às expectativas dos clientes relacionados aos recursos digitais e 75% esperam um aumento das fontes de dados utilizadas.

Com o marketing data-driven, a expectativa é que as empresas tenham ainda mais conhecimento sobre a jornada de compra do seu cliente, e informações mais completas para guiar suas ações, se aproximar mais do seu público-alvo e atingir as metas estabelecidas em campanhas.

Falando em dados, um fato de alerta é a Lei Geral de Proteção de Dados que entrou em vigor desde 2020. A LGPD mudou a forma como os dados dos usuários podem ser coletados e usados pelas empresas e prevê penalidades (algumas multas bem altas) para quem não segue as mudanças. Os profissionais do marketing digital precisam se adequar o quanto antes a essa realidade. 

Omnichannel 

 

Por conta da pandemia de Covid-19, os usuários se adaptaram ao processo de compras pelo ambiente digital e as empresas têm investido em estratégias para integrar a experiência física e online dos consumidores, basicamente o que caracteriza o omnichannel

A expectativa com essa tendência em 2023 é melhorar a relação entre a empresa e o cliente. É difícil conquistar e fidelizar as pessoas se elas têm experiências ruins ao comprar na sua loja. Com uma estratégia bem montada, fazer uso de recursos como Instagram, Facebook e Whatsapp Bussiness e até mesmo o telefone celular, ajudam a aproximar cliente e empresa.

Vídeos 

 

Produzir conteúdos em vídeos também é uma expectativa em alta para o marketing digital em 2023. Sejam vídeos curtos pensados na lógica do Tiktok, gravações com tempo médio para o reels do Instagram, ou até mesmo vídeos mais longos para o Youtube. O importante é ter uma boa estratégia pensando nas etapas da jornada do consumidor e no tipo de mensagem que pode atrair seu público-alvo.

Diversidade, acessibilidade e responsabilidade social 

 

Nas redes sociais, sempre nos deparamos com campanhas que não abrangem a diversidade entre as pessoas, ou ações irresponsáveis com temas de interesse social, como a acessibilidade.

Acontece que os usuários fiscalizam cada vez mais essas atitudes vindas de empresas e esperam que elas tenham comprometimento com algumas questões. Mesmo que sua empresa seja pequena, práticas simples como legendar vídeos, se atentar a forma de escrever suas mensagens e convidar pessoas diversas para ilustrar suas campanhas já mostram como a empresa se posiciona.

Outro público que cresce a cada ano são as pessoas de maior idade (65+). Segundo dados do estudo Beyond Age, a proporção de idosos que usam o Facebook, por exemplo, saltou de 2% para 7% no período de 7 anos. As principais redes sociais têm os seguintes índices: 4937% no Instagram, 255% no Facebook, 707% no WhatsApp e 886% no YouTube. Então é bom começar a pensar em campanhas que representem esse público também. 

Interfaces por Voz de Usuário

 

Essas interfaces dão ao usuário a experiência de conversação com assistentes virtuais,  permitindo comandos de navegação para qualquer meio digital. Você com certeza já ouviu falar sobre a Siri, assistente virtual da Apple, ou Google Assistent e a mais recente, Alexa, da Amazon.

Com essa tecnologia, as pessoas conseguem efetuar ações simples como abrir o aplicativo de música e escolher uma para tocar, fazer pesquisas na internet sem precisar digitar ou ler algo, além de ficarem livres para outras tarefas enquanto isso, tudo por meio do áudio. Essa tendência promete mudar a forma como as pessoas se comportam no digital e, consequentemente, as estratégias de marketing para alcançá-las. 

 Relembrar é viver 

 

Sempre fazemos uma aposta de quais serão as tendências que podem dominar o meio digital durante o ano. Quem leu o texto do ano passado sabe que acertamos a maioria das expectativas e algumas não tiveram tanta força quanto se esperava. 

Mas de toda forma, os Bocudos estão aqui de novo para trazer as tendências esperadas para o marketing digital e a comunicação em 2023.

Planeje-se de jeito eficaz

 

Já deu para perceber que  as tendências de marketing digital em 2023 vão exigir de você preparo e estratégia para conseguir manter a atenção do público em meio a tantas novas formas de conteúdo, não é? 

Por isso, aqui vão mais algumas dicas:

  • Invista em planejamento para estar constantemente engajado com seus clientes;
  • Acompanhe as novidades e mudanças nas redes sociais, no comportamento dos usuários e no marketing digital;
  • Procure profissionais de comunicação que saibam promover ações assertivas para sua empresa.

Os Bocudos estão sempre aqui para ajudar 😉 

Até 2023!

 

Vale a pena ler:

Trabalhe conosco

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegação, você concorda com tal monitoramento.