Consumir um conteúdo, seja informativo, de entretenimento, ou didático, desperta muito mais atenção quando há dinamismo na apresentação. Por isso, os vídeos para redes sociais se tornaram o formato de conteúdo mais consumido pelos usuários atualmente. E a previsão é de que essa relevância continue por mais um tempo.
Em 2021, a estimativa era de que 80% dos brasileiros assistiam vídeos gratuitos online, segundo pesquisa do Kantar IBOPE Media. Os vídeos para redes sociais acompanham as constantes mudanças no gosto do público. Na última década, as opções de formato, os recursos de filmagem e edição, as plataformas e o estilo de enredo que chamam a atenção das pessoas evoluíram bastante.
Devo seguir as tendências?
Mas, com tantas trends, funções tecnológicas, aplicativos e conteúdos virais, é fácil se perder com o tipo de vídeo que você quer produzir. Quem administra uma empresa sabe que precisa incluir os vídeos para redes sociais se quiser alcançar seu público alvo com mais eficiência. Contudo, um erro que muitos cometem é pensar que precisam seguir todas as trends (e as famosas dancinhas) para conquistar as pessoas.
Bem, a gente te responde que não! Você não precisa fazer dancinhas para agregar na sua estratégia de marketing digital. Há vários caminhos para escolher quando se trata de fazer vídeos para redes sociais, e a gente vai te apresentar algumas alternativa
Leia também: Como apresentar os valores da sua empresa através do marketing digital
Possibilidades com o TikTok
A rede social para compartilhamento de vídeos curtos, Tiktok, é um dos aplicativos mais importantes para a produção de vídeos do momento. Ele surgiu em 2014, ainda como Musicaly, e sua função principal era a dublagem de músicas, até 2017, quando foi comprado pela empresa ByteDance e se tornou o que conhecemos hoje.
O Tiktok oferece recursos muito úteis para quem trabalha com produção de vídeo. São variadas opções de efeitos, trilhas sonoras, legendas, cortes e edições que facilitam o trabalho e deixam o conteúdo mais dinâmico.
O aplicativo permite interações entre os usuários e seu algoritmo favorece a viralização. Pensando na sua estratégia, pesquise se o seu público costuma usar o TikTok, reserve tempo para navegar pelo app e veja quais tipos de vídeos eles mais interagem.
É possível esbanjar criatividade com o Tiktok. Justamente pela qualidade, eficiência dos recursos e pelo interesse do público, sua produção de vídeos será mais ágil e você poderá usá-los para se conectar com seu público também em outras redes sociais como o Instagram, sobre o qual falaremos a seguir.
Instagram e suas mudanças
O Instagram foi lançado em 2010 como uma rede social para as pessoas publicarem fotos. O objetivo era que as pessoas compartilhassem momentos de suas vidas com outros usuários. Na época o formato de fotos quadradas era o único possível e os filtros eram a grande atração do aplicativo.
Contudo, houve várias mudanças ao longo da década e hoje um dos focos do Instagram é incentivar os usuários na produção de vídeos. E essa mudança não foi repentina, apenas para acompanhar o sucesso do TikTok. O aplicativo tem um longo histórico em sua relação com a publicação de vídeos para redes sociais.
Logo em 2015, junto com as fotos em formato paisagem e retrato, o aplicativo lançou também a função boomerang. Nos anos seguintes, vieram os vídeos de 1 minuto para o feed, os stories, o IGVT.
Atualmente, o Reels é o único recurso para publicação de vídeos no feed do Instagram. O objetivo é incentivar a produção de vídeos criativos e curtos, o tempo limite é de 1 minuto e 30 segundos.
Quais tipos de vídeo fazer para o Instagram
No instagram, diferente do TikTok, as pessoas não passam de um vídeo para o outro infinitamente. Eles aparecem enquanto elas rolam o feed, o explorar, ou visitas seu perfil. Por isso, quando for pensar em vídeos para essa rede fique atento(a).
- Pense em como captar a atenção das pessoas nos primeiros segundos;
- Use sempre legendas, há quem goste de assistir aos vídeos acompanhando as legendas. Ser obrigado a ativar o som pode dispensar algumas pessoas;
- O público não o mesmo do Tiktok, então uma edição mais elaborada pode chamar a atenção;
- Não deixe pôr uma capa. Quem entra na aba do Reels do seu perfil escolhe os vídeos pela capa;
- Não deixe de elaborar uma boa legenda, usar hashtags e provocar a interação com o público.
Leia mais: Conteúdo Gerado pelo Usuário: entenda o que é
O Youtube está vivo
Quem acompanhava as tendências na produção de conteúdo entre 2014 e 2019 deve se lembrar do sucesso dos youtubers. As pessoas que produziram vídeos para a plataforma durante o período mencionado se tornaram celebridades da internet.
Diferentes formatos na produção de vídeos tem espaço no Youtube. Muitos criadores investem em vlogs contando sua rotina, fazem transmissão ou gravam vídeos abordando variados temas, desde maquiagem a gameplay e tutoriais diversos.
Nos últimos anos, a relação das pessoas com os vídeos longos mudou, como já mencionamos. Mas isso não significa que o Youtube e a produção de vídeos longos morreram. Muitas pessoas ainda preferem consumir conteúdos com mais de 5 minutos, seja para entretenimento ou estudos.
Quais vídeos fazer no Youtube?
O ideal é sempre oferecer de tudo e deixar que seu público escolha. O YouTube tem investido em um espaço específico para vídeos curtos dentro da própria plataforma, os Shorts.
Você pode usar esse espaço para publicar vídeos curtos derivados de seus conteúdos longos. Aborde uma dinâmica que prenda a atenção e transfira a pessoa para seus vídeos mais completos.
Os vídeos precisam ser produzidos com estratégia para que você alcance a persona ideal. Por isso, separamos algumas dicas básicas para quem está começando a produzir vídeos para as redes sociais.
Leia também: O que é storytelling e como aplicar
Dicas para produzir bons vídeos
Imagem e áudio de qualidade
Se tem um detalhe que chama a atenção das pessoas logo nos primeiros segundos de vídeo é a imagem. Uma boa imagem passa profissionalismo e é mais agradável de assistir. Não precisa se desesperar e correr para comprar uma câmera profissional para isso, até porque não adianta ter uma câmera profissional e produzir um vídeo para as redes sociais de forma aleatória e mal planejada.
É importante pensar também na qualidade do seu áudio. Se você planejou a produção do vídeo com clareza e já conhece recursos para melhorar a imagem da gravação, o próximo passo é captar o áudio em um local adequado.
Pois bem, para ajustar esses dois pontos, nossas dicas são:
- Se a câmera do seu celular não é tão boa, vale a pena procurar aplicativos que trabalham a imagem. O Open Câmera é um bom exemplo;
- Também é possível investir um tempo a mais na edição e corrigir o que for possível para ter um vídeo de qualidade. O Capcut tem alguns recursos muito úteis;
- Quanto ao áudio, dê preferência a gravar em locais silenciosos, onde não faça eco e onde as pessoas não possam lhe interromper;
- Se for gravar uma narração, também indicamos apoiar o celular em algum lugar fixo para que você consiga gravar tranquilamente e não tenha oscilações no volume da sua voz.
Saber o objetivo do vídeo
A produção de vídeos para as redes sociais precisa ser vista como uma estratégia. Dessa forma, você deve estipular quem é o seu público e o que você quer provocar a eles.
Seu objetivo é aumentar sua autoridade no digital? É aumentar seu engajamento? Você está testando seu público e o tipo de produção de vídeo que ele prefere?
Tudo isso precisa ser levado em conta para que você possa adequar sua linguagem e a abordagem do tema.
Quais formatos seu público mais gostaria de ver?
Tendo a ideia central e seu objetivo bem claro, você pode pensar em diferentes formatos de vídeos que atraem seu público nas redes sociais.
Uma das melhores vantagens da produção de vídeo é a possibilidade de ser criativo e trabalhar variados temas de muitas maneiras diferentes.
Você pode pensar em vlogs para comprovar situações da vida real. Também pode esbanjar das trends, ou fazer vídeos tutoriais. Enfim, são muitas variações e atualmente há recursos que facilitam produzir qualquer uma delas.
Oferecer de tudo um pouco para conquistar todos os gostos
E por fim, nossa última dica é: considerar todos os gostos. Está certo que seu público pode ter uma preferência de formato, mas não há problema em produzir vídeos que abarquem outras formas também.
Na verdade, hoje, o que as pessoas mais querem é ter a opção de escolher o que querem consumir. Portanto, é seu dever ajudá-las nisso oferecendo todo tipo de conteúdo que puder produzir. E para isso, não custa ter uma ajudinha, não é?!
Conte com os Bocudos
Sempre reforçamos que ter um planejamento estratégico é um diferencial para a sua marca. Para a produção de vídeos não é diferente, vocẽ precisa ter direcionamento, saber claramente quem é seu público-alvo, onde você pode encontrá-lo e como guiá-lo na jornada do consumidor.
Mas não se preocupe, é para isso que os Bocudos estão sempre aqui com conteúdos novos e também com serviços de gestão de redes que vão te ajudar a alcançar mais resultados e vendas
Outros temas que podem te interessar:
Autoridade no digital: o que é e como gerar
Uma resposta